Novas doses da CoronaVac vão chegar na próxima segunda

18

Segundo lote da vacina produzida pelo Instituto Butantan de São Paulo serão destinados à imunização na Amrec

Criciúma, Içara e Região

A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) receberá na próxima segunda-feira (1º de fevereiro) a segunda remessa de doses da vacina Coronavac. Assim que chegarem, as doses serão encaminhadas aos municípios da região para imunização dos profissionais de saúde e demais grupos de risco.

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Macro Regional Sul de Saúde, Angela Rosso, o número de doses já está definido conforme indicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ela informou que ainda não foi divulgada a quantidade que será recebida de novos lotes e reafirmou que a segunda dose da vacina aplicada na semana passada já está garantida.

Doses da AstraZeneca em Içara

Doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford foram entregues ontem (26) em Içara. Foram 260 doses, ou seja, 9,02% do lote encaminhado pelo Governo Federal para toda a Gerência Macrorregional de Saúde, de 2.880 doses para uso emergencial.

Em Içara, a estimativa é que 3.350 pessoas sejam imunizadas na primeira fase de vacinação contra a Covid-19. São 291 trabalhadores de saúde no enfrentamento direto da pandemia, 90 pessoas com 60 anos ou mais que estão institucionalizados e, na sequência, os demais profissionais da saúde pública e privada ou de suporte às atividades hospitalares. Com a chegada de novas doses será atendida ainda a população com mais de 75 anos em geral.

Trabalhadores da saúde seguem sendo imunizados

Conforme planejamento pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), os trabalhadores da área da saúde continuarão sendo o grupo imunizado pelas doses de vacina contra a Covid-19. O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, e o gerente de Vigilância em Saúde, Samuel Bucco, confirmou a preferência. “A deliberação é de que prosseguem esses profissionais, estendendo-se não apenas aos de linha de frente. Esperamos que cheguem muito mais doses e que alcancemos todas as etapas o mais rápido possível”, destacou o secretário.

Em Criicúma, até o momento, já chegaram à cidade 2.294 doses da Coronavac e 1.810 da AstraZeneca. Já foram imunizados 1.788 profissionais de saúde, 183 idosos institucionalizados e 23 deficientes institucionalizados. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, estima-se que serão necessárias 6,5 mil doses para imunizar todos os trabalhadores da área. “Nossa intenção é finalizar os profissionais de saúde e iniciar a fase dois e com os idosos de acordo com as faixas etárias”, enfatizou Samuel Bucco, ressaltando que ainda não existe previsão de quantas doses Criciúma ainda vai receber.

Depois dos idosos, as próximas fases preconizam as pessoas com comorbidades, seguidas dos profissionais de segurança, salvamento e professores.