Doar

A Câmara de Vereadores de Criciúma está debatendo com o terceiro setor a criação de um dia municipal para doações. Seria o Dia de Doar. Uma data especial no calendário da cidade para promover as instituições e a solidariedade. O dia seria adotado no mesmo dia que se celebra a Black Friday, ou no dia seguinte ao Dia Nacional de Ação de Graças, que é na quarta quinta-feira de novembro. Como resultado do debate, o vereador proponente, Zairo Casagrande (PDT), protocolou um Projeto de Lei (PL). Se instituída, Criciúma será a primeira cidade do Sul catarinense a dispor da data que conecta pessoas com as causas sociais. A intenção é potencializar aquele espírito solidário que Criciúma e região já tem e ajudar ainda mais novas causas, valorizar temas como a Doação Para Fundo da Infância e da Adolescência e ajudar quem mais precisa.

Em campanha

Márcio Búrigo segue em campanha por vaga na Alesc. Em Criciúma, teve bandeiraço com a presença de apoiadores. Com andanças por todo o Estado, Márcio aposta que vai estar entre os 40 eleitos em 2 de outubro.

Primeiro turno

Conversei com o Daniel Freitas ontem na Massa FM. Ele afirmou que não esconde sua satisfação pelo bom relacionamento com o presidente e diz que foi essa ligação que ajudou o estado e a região a receberem muitos recursos. “Estou muito confiante. Nosso estado é conservador e aposto que o Brasil vai eleger Bolsonaro e será no primeiro turno”.

Em Içara

Candidato a deputado estadual Pepê Collaço esteve com a prefeita Dalvania Cardoso. Amigos a muito tempo, participaram juntos da Juventude Progressista Estadual JPP. Pepê Collaço cumpriu roteiro pela cidade, onde tem apoio dos vereadores Miri Dagostim, secretário de Educação de Criciúma, e dos vereadores de Içara Rodrigo Gonçalves, Adilson Bertan e Duka Zata, secretário de Assistência Social de Içara.

Emprego

A Racli Limpeza Urbana em parceria com o Cras do Balneário Rincão irá promover na próxima segunda-feira, dia 29 de agosto, a primeira edição do Feirão do Emprego no município. A iniciativa será realizada das 13h30h às 17h, no Cras do Balneário Rincão, localizado na rua Magé Fernandes, número 328.

Rifa

A Casa Guido lançou nesta semana uma rifa beneficente. O sorteio de um pingente e um par de alianças com ouro 18 quilates vai reverter recursos para a manutenção dos serviços da entidade. A rifa custa 10 reais e está à venda na sede da entidade. O sorteio está programado para o dia 19 de novembro.

Extra

Após avaliação dos números do Hospital São José de Criciúma, que atende mais de 83% de pacientes pelo SUS, o governo do Estado constatou a necessidade de ampliar os repasses para a instituição. Por este motivo o governo fará um aporte através de convênio de cinco parcelas de R$ 1,5 milhão, totalizando R$ 7,5 milhões até o final do ano para reforçar o caixa do Hospital.

Vacinas

Santa Catarina pode ter que descartar vacinas contra a Covid-19. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde há lotes de imunizantes que estão próximos ao prazo de validade. Um dos motivos é a baixa procura de idosos pela quarta dois e de crianças pela primeira dose do imunizante. Os profissionais da saúde reforçam a importância de manter o esquema vacinal ativo para minimizar os riscos de um novo surto.

Em Cocal

A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul divulgou o balanço da Campanha de Vacinação contra a poliomielite no município. Até o momento, o município imunizou 55% do público-alvo contra a paralisia infantil. A meta é vacinar ainda cerca de 700 crianças em Cocal do Sul. Para garantir que a meta de 95% seja atingida, o município está fazendo a busca ativa nas escolas da cidade.

Protesto

Moradores de Siderópolis fizeram protesto ontem cobrando melhorias na estrada onde na quarta-feira ocorreu um acidente que terminou com a morte do içarense Zequinha, de 75 anos. Eles querem melhorias na estrada para que casos assim não se repitam.

No cargo

A partir desta sexta-feira, pelos próximos dez dias, o presidente da Câmara Itamar da Silva será o prefeito de Içara. Ele vai ficar no cargo durante o período de licença da prefeita Dalvania e do vice Jandir. Gesto de cordialidade entre os poderes que se tornou comum em quase todas as prefeituras ao longo dos últimos anos.