Vacinação contra a Covid-19 inicia por grupos prioritários

16

Saiba quais serão os primeiros a receber a vacina em Santa Catarina

Da Redação

Santa Catarina recebeu pouco mais de 144 mil doses da vacina contra Covid-19 ontem (18), incluindo as 17,4 mil exclusivas para a população indígena. Nesta primeira etapa, conforme previsto no Plano Estadual de Vacinação, serão imunizados alguns grupos prioritários: trabalhadores da Saúde, pessoas acima de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas e população indígena.

“É importante que os catarinenses acompanhem as atualizações e aguardem seu grupo ser chamado para a vacinação contra a Covid-19. Santa Catarina tem agulhas e seringas suficientes para as primeiras etapas da imunização, mas é preciso aguardar a chegada de novas doses por parte do Ministério da Saúde”, afirma o secretário da Saúde, André Motta Ribeiro.

Da Coronavac é possível imunizar 68,5 mil catarinenses inicialmente, considerando que são necessárias duas doses e que haja alguma possível perda técnica. A distribuição por grupo prioritário está prevista conforme o quadro desta matéria

Ato simbólico

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, participou de um ato simbólico de entrega das doses em Guarulhos-SP. A carga chegou no hangar da Base Aérea em Florianópolis por volta das 11h30.

O Governo do Estado deu início ontem mesmo à logística de distribuição, que ocorre por via terrestre e aérea. Os imunizantes foram separadas pelas equipes da SES para a distribuição nas 17 regionais da Saúde no Estado.

A disseminação do medo continua

Segundo o secretário André Motta Ribeiro, é “importante entendermos que isso é só o início. Provavelmente passaremos o ano inteiro envolvidos na vacinação contra a Covid-19. Então, manter as regras sanitárias é fundamental. O vírus continua entre nós”, salientou André Motta Ribeiro.

Insumos distribuídos anteriormente

Em Santa Catarina, mais de 5,3 milhões de unidades, entre seringas e agulhas, já foram encaminhadas aos municípios. Além disso, no estoque geral da Secretaria de Estado da Saúde, há mais de 7 milhões de itens.

“Toda a nossa rede de saúde e logística já está mobilizada para dar início à imunização em Santa Catarina. Mas esse é apenas o passo inicial de um processo que ainda vai requerer que tenhamos muita responsabilidade até chegar ao estágio em que estaremos todos imunizados. Precisamos seguir nos cuidando”, ressaltou o governador Carlos Moisés.