Preparando a vacina

Prefeito Clésio Salvaro fez uma live ontem para detalhar o esquema de vacinação contra a Covid-19 na cidade. Deixou claro que espera pela manifestação e o posicionamento do Ministério da Saúde, mas enquanto isso trabalha na elaboração de um plano alternativo. O governo da cidade, segundo o prefeito, já encaminhou processo licitatório para compra de 40 câmaras frias que irão armazenar a vacina. As câmaras tem capacidade inclusive para armazenar a -70 graus, exigência para as vacinas da Pfizer. Ação prevê, inicialmente, um investimento de até 10 milhões de reais. É claro que muita gente já questiona a medida, mas é preciso reconhecer que a ação é elogiável e que tem como foco a garantia da saúde da população e a volta à normalidade no município.

Tem data

Nova subestação da Cooperaliança já tem data para entrar no ar. Será ativada na próxima terça-feira com a presença dos técnicos da Toshiba. A informação é do presidente da Cooperaliança Reginaldo de Jesus. “Eles vem no dia 22 energizar o sistema e colocar em funcionamento. Vamos dobrar nossa capacidade e dar mais segurança e qualidade ao nosso consumidor”, explica. A cooperativa também já assinou o contrato com a Copel, que vai fornecer a energia a partir de 2022. “E também estamos liberando os recursos para as entidades. Os próximos a receber serão os bombeiros e o hospital”, adianta.

Empolgado

Conversei com o secretário de Desenvolvimento Econômico Paulo Brígido. Foi o entrevistado do dia na série de entrevistas que faz um balanço da atual gestão. Para Brígido a cidade deixou de ser só uma promessa. “Somos definitivamente a bola da vez. A cidade que mais cresce, que mais gera empregos e que mais se desenvolve. Eu saio da pasta muito satisfeito porque eu tive um suporte muito bom e consegui com isso, com toda a equipe fazer um bom trabalho. Claro que dava para fazer mais, sempre dá, mas os números falam por si”. Brígido também fez questão de ressaltar o trabalho do prefeito Murialdo. “Para mim ele foi o grande Maestro. Restam duas semanas para acabar o governo e ele continua trabalhando e fazendo a gente trabalhar. Tomara que o ritmo continue”.

Vai superar

Presidente da CDL de Içara, Alexandre Fernandes disse ontem que acredita que o volume de vendas neste Natal vai superar o registrado no ano passado. “Não vai ser o grande crescimento, mas vamos ter. Diante de todo o cenário ruim, chegar em um dado positivo como este é algo para se comemorar. Mas o nosso comerciante merece porque nunca desanimou e nunca deixou de apostar e investir”.

Um convidado

Cerimônia de Posse em Içara, a exemplo do que vai acontecer em outras cidades, será protocolar. Não haverá acesso ao público a não ser pela transmissão que será feita através das redes sociais. Orientação é de para que cada eleito leve apenas um único convidado. Tudo para combater o coronavírus.

Sem data

Análise do segundo processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés, que estava marcado para esta segunda, foi adiado a pedido do deputado Valdir Cobalchini. Ele quer a inclusão nos autos do relatório da Polícia Federal sobre o caso. A PF arquivou o inquérito alegando que o governador não cometeu qualquer irregularidade.

Liberado

Governador Carlos Moisés confirmou na semana passada, quando passou pela região, que neste verão “ia dar praia”. Na segunda ele publicou portaria liberando capacidade máxima para os hotéis e pousadas do estado. Objetivo, claro é tentar alavancar o turismo mesmo em tempos de pandemia.