Relatório

Vereador Ademir Honorato apresentou ontem, na Câmara de Vereadores de Criciúma, o relatório final da CPI criada para apurar possíveis irregularidades na relação entre o Governo de Criciúma e o instituto de previdência dos servidores. Ontem mesmo foi definido o pedido de vistas para o vereador Zairo Casagrande e para o vereador Júlio Colombo. Cada um fica com o relatório por até 48 horas. Na próxima semana, a pauta volta para o Legislativo. Relatório vai para plenário para que os parlamentares tenham conhecimento. É preciso ressaltar que a Câmara não tem poder de punir, sentenciar, mas vai encaminhar a documentação levantada aos órgãos competentes. Entendem os parlamentares, em especial o relator e o presidente da CPI, que houve sim irregularidades em pelo menos um dos parcelamentos.

Rua coberta

Projeto da Rua Coberta deve ser finalizado nos próximos dias. Projeto pronto, o governo de Içara deve iniciar o processo de licitação para a execução da obra. Por ora, a principal dúvida é relacionada ao local da obra. “Em princípio seria na Duque de Caxias, mas agora já há uma defesa de que se faça a obra em frente à Praça da Juventude. Estamos analisando”, explica o prefeito Murialdo Gastaldon.

Contra a violência

A vereadora Edna Benedet da Silva protocolou ontem o projeto de lei que institui a “Semana Municipal Quebrando o Silêncio”, no município de Içara.  A proposta estabelece que na semana do dia 10 de outubro de cada ano, em alusão ao Dia Nacional Contra a Violência à Mulher. “É necessário tomar todas as medidas possíveis para diminuir a violência contra mulher. A proposição viabiliza a conscientização e a importância para mulheres em quebrar o silêncio e denunciar todas e quaisquer formas de violência a que estejam submetidas”.

Na região

Deputado estadual Volnei Weber cumpriu agenda pela Região Carbonífera nessa segunda-feira. Aproveita para conversar com a base e prestar contas dos seis primeiros meses de mandato. Weber voltou a destacar a frente parlamentar em defesa da reciclagem. “Como alternativa para manter os empregos. Tem muitas propostas surgindo em todas as esferas para acabar com o plástico, por exemplo. Não é por ai. O caminho é defender a destinação correta e não acabar com a cadeia produtiva”.

Grande evento

A edição 2019 da Agroponte já começa a ser ajustada no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti. Evento que abre no dia 14 de agosto terá uma estrutura ainda maior. “Mas mantém seu foco que é destacar a força do nosso agronegócio, expor nossa produção, as novidades, tecnologias, equipamentos e treinamentos. Será um grande evento”, destaca o publicitário Willi Backes, organizador do evento.

Liberando recursos

Deputado Daniel Freitas cumpriu roteiro nessa segunda-feira, liberando recursos em cidades da região. Primeiro ato foi registrado no Balneário Rincão. Ele passou ainda por Içara, Criciúma, Forquilhinha e Nova Veneza.

Nova Sede

Está autorizado o início das obras de reforma da futura nova sede da Câmara de Vereadores de Criciúma. Expectativa do Presidente Miri Dagostin é de que ainda este ano a transferência já seja realizada. “Vamos economizar pelo menos meio milhão por ano. Será uma reforma rápida. Depois vamos, no ano que vem vamos ampliar a estrutura para que todos os setores do Legislativo possam se instalar nesse novo espaço e servir melhor a população”.

Iluminação

Vereador Ademir Honorato justificou na manhã de ontem, durante entrevista à Difusora, o seu voto contrário ao projeto que autorizou empréstimo de 30 milhões para a implantação de lâmpadas de LED em Criciúma. “A Cosip é superavitária, então porque não fazer com os recursos próprios? Foram investidos sete milhões e nem estas lâmpadas foram instaladas e já está se autorizando mais 30 milhões. Por isso a minha posição”, explica.

Sem ponto

Texto da medida provisória da liberdade econômica, que foi aprovado pela Comissão Mista do Congresso, dispensa trabalhadores de todas as categorias de bater ponto. Trabalhador ficará liberado para entrar e sair do trabalho sem fazer qualquer anotação. Só serão registradas horas extras, faltas, folgas e férias.