Guarda-vidas já estão todos os dias nas praias do Sul do Estado

26

4º Batalhão de Bombeiros Militar é o responsável por 80 quilômetros da costa catarinense, destes, 48 km contam com o serviço de salvamento aquático

Balneário Rincão

As praias de Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Morro dos Conventos e Passo de Torres passaram a ser guarnecidas todos os dias por guarda-vidas militares e civis a partir desde a sexta-feira (4). O 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) é responsável por 80 quilômetros da costa catarinense, destes, 48 km contam com o serviço de salvamento aquático.

Em Criciúma, Forquilhinha, Lauro Müller, Treviso e Siderópolis, nesta sexta-feira é feriado, e por conta disso os militares estarão programados para o aumento de pessoas nas praias. Somente nestes três dias serão 240 guarda-vidas civis e militares envolvidos na prevenção de afogamentos.

Conforme o comandante da Operação Veraneio no 4º BBM, major BM Henrique Piovezam da Silveira, os guarda-vidas estarão nas cinco praias das 8 às 20 horas. “Vale ressaltar que vamos estar trabalhando para garantir a segurança balneária dos banhistas, adotando as medidas sanitárias necessárias impostas em razão da pandemia da Covid -19, objetivando manter o número de zero mortes em áreas guarnecida”, destacou.

Em Balneário Rincão, serão aproximadamente 50 pessoas atuando neste fim de semana. “Nós estamos planejando essa operação desde quando terminou a anterior”, ressaltou o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Içara, capitão BM Renan Fernandes. “Estamos com todos os materiais prontos, jet ski, quadriciclos. Além de toda nossa guarnição especializada em mergulhos”, finalizou.

Já na Amesc, para o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Araranguá, capitão BM Vinicius Moura Marcolim, a operação inicia após uma série de adaptações e inovação na capacitação dos que irão atuar. “Acreditamos que toda a segurança, tanto para os banhistas quanto para nossos guarda-vidas, serão respeitadas e teremos um grande exito resguardando e prevenindo afogamentos”, comentou.