Mais de 3,5 mil alunos da rede pública receberão formação gratuita em áreas voltada ao setor da tecnologia

Içara

Despertar nos jovens o interesse por carreiras tecnológicas. Esse é o objetivo do programa Içara Mais Tec, que vai oferecer a mais de 3,5 mil alunos das redes municipal e estadual formações gratuitas para a indústria 4.0. O lançamento oficial aconteceu ontem (10), em uma iniciativa que uniu a Prefeitura de Içara e a Fiesc, por meio Sesi e do Senai.

Ao se inscrever no programa, o estudante é direcionado para uma trilha de aprendizagem completa com capacitações que vão de cursos introdutórios de nível básico à formação profissional em automação 4.0 e tecnologias da indústria. Haverá ainda uma formação gratuita em robótica.

“Precisamos preparar a nossa juventude para era da inteligência artificial. Promover a oportunidade à qualificação profissional junto ao Sesi e ao Senai tem sido uma das marcas da nossa gestão. Ganham os alunos, que sairão prontos para um mercado de trabalho inovador, as indústrias, que terão mão de obra qualificada, e o poder público, que estará impulsionando o desenvolvimento econômico da cidade para o futuro”, enfatiza a prefeita Dalvania Cardoso.

A formação para o mercado de tecnologia é um dos focos de atuação do Senai, explica o diretor-regional da entidade, Fabrizio Machado Pereira. O segmento é um dos que apresenta a maior demanda por profissionais capacitados.

“Temos oferecido uma série de cursos para qualificar profissionais neste setor, onde a empregabilidade é praticamente garantida. O mapeamento mais recente mostra que precisamos formar 159 mil profissionais por ano até 2025 para atender a demanda em Santa Catarina”, reforça o diretor.

O primeiro encontro do programa, chamado de Tech Day, será nesta quarta-feira (12), no Rhóis Centro de Eventos, a partir das 13h30. Alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental poderão participar. “Como poder público, temos o compromisso de promover uma educação de qualidade e preparar nossos jovens para um futuro cada vez mais tecnológico e globalizado. Esta é uma área em constante expansão e transformação, e é essencial que nossos estudantes sejam capazes de acompanhar essas mudanças e, idealmente, tornarem-se protagonistas neste mundo em evolução”, afirma Rose Reynaud, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia.

Prefeitura lança aplicativo da cidade

No mesmo evento, a administração municipal apresentou mais uma novidade. A cidade de Içara, agora, tem um aplicativo para chamar de seu. Com informações sobre o município, incluindo opções de lazer, entretenimento, gastronomia, comércio e pontos de encontro, a plataforma dispõe de todos os recursos disponíveis no site da prefeitura.

“O cidadão terá mais agilidade e rapidez nas consultas, podendo realizar a baixa de ISS para empresas, emitir o IPTU, entre outros documentos. É um aplicativo completo, informativo e prestador de serviços, voltado a todos os içarenses”, comenta o diretor de Comunicação da Prefeitura, Charles Cargnin. Para acessar e baixar o aplicativo, basta procurar por “Içara APP”.

Balanço dos dois primeiros anos

A administração municipal também apresentou a revista de prestação de contas dos dois primeiros anos de mandato da atual gestão. Em 60 páginas, o leitor poderá se informar sobre todas as ações desempenhadas no biênio 2021-2022, incluindo os recursos investidos neste período. A publicação traz, ainda, os resultados do investimento, como o primeiro lugar de Içara em Educação na Região Carbonífera, e a segunda melhor Saúde do Estado entre os municípios com mais de 50 mil habitantes, conforme os índices mais recentes divulgados.