O inevitável

O governador Carlos Moisés anunciou ontem aos prefeitos que vai apertar o cerco no combate a Covid-19. Um decreto com novas medidas restritivas já era esperado. Desde a última semana o cenário no Oeste do Estado é altamente grave. E este mesmo cenário começou a se espalhar pelo restante do Estado. No domingo, por exemplo, a ocupação de leitos de UTI no São José não chegava aos 50%. Nesta terça, dos 35 disponíveis apenas um estava vago. Claro que não apenas pacientes de Criciúma ou da Amrec. São pessoas de outras regiões do Estado, mas isso é normal e o que afeta o seu vizinho acaba te afetando também. O Governo não vai fazer lockdown. Aliás essa palavra nem entrou na pauta. Mas algumas atividades serão afetadas e a fiscalização também vai ser mais rigorosa.

O que muda

A tendência é que o decreto limite em 50% a capacidade do transporte coletivo. O Governo do Estado também vai proibir baladas e festas em casas noturnas, proibir qualquer atividade entre meia noite e 6 da manhã e a limitação de 25% da capacidade em atividades de lazer. Além disso, o Estado também pretende reforçar o efetivo policial para garantir que as medidas sejam cumpridas pela população. Em vídeo nas redes sociais, o prefeito Clésio Salvaro também confirmou que Criciúma irá aderir as novas medidas.

Cansou

Eu imagino que você não suporte mais ler, ouvir e assistir nada sobre coronavírus. Isso é normal, afinal estamos nessa batalha, nesta mesma batida já há praticamente um ano. Mas, infelizmente, enquanto uma parcela considerável da população continuar com síndrome de super herói, imaginando que não serão infectados, vamos continuar arrastrando essa batalha por mais e mais tempo. Vamos continuar suspendendo eventos, afetando a economia e extinguindo empregos.

Mais leitos

Presidente da Amrec Jorge Koch, prefeito de Criciúma Clésio Salvaro e outras lideranças da região encaminharam ontem a possível abertura de 10 novos leitos de UTI para o enfrentamento da Covid-19 na região. Os leitos seriam ativados na antiga casa de Saúde do Rio Maina, que serve de Centro de Retaguarda no combate ao Covid.

Voltando

Júlio Garcia está voltando as funções na Alesc. Teve o retorno assegurado pelo STF que reconheceu o direito do parlamento de suspender a decisão da Justiça da Comarca da Capital. O deputado terá agora uma tarefa dura pela frente. Recuperar sua imagem, bastante arranhada em todo esse processo.

Suspensas

Hospital São Donato anunciou a suspensão de novas cirurgias eletivas. O motivo é a falta de estrutura do Hospital que está sobrecarregado com pacientes em tratamento contra a Covid-19. Outras instituições estão seguindo o mesmo caminho.

Confirmando

Dois nomes que haviam sido antecipados na coluna foram confirmados pela Gestão de Içara. Renato Novelli assumiu o Procon e Elisângela Zanolli na Secretaria de Administração.