Deputados aprovam a convocação do secretário de Estado da Saúde

33

A participação dos parlamentares estaduais foi por videoconferência, em mais uma sessão virtual da Alesc

Florianópolis

Os deputados aprovaram em sessão virtual a convocação do secretário de Estado da Saúde, Hélton de Souza Zeferino, para prestar esclarecimentos sobre as estratégias do governo estadual para o combate da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Santa Catarina. O pedido para a convocação partiu do deputado Bruno Souza (Novo).

O requerimento, de número 281/2020, foi apresentado na segunda-feira (30) pelo parlamentar e aprovado na terça. Ainda não há data marcada para a audiência com o secretário.

O Plenário também aprovou dois pedidos de informação ao governo estadual, dos deputados Kennedy Nunes (PSD) e Mauricio Eskudlark (PL), sobre as medidas adotadas pelo Estado para o combate ao Covid-19.

Kits para testes rápidos

O deputado Moacir Sopelsa (MDB) criticou a demora do Estado de Santa Catarina em providenciar, em caráter de urgência, a aquisição de kits para testes rápidos de identificação de pacientes com Covid-19, e demais equipamentos médicos (toucas, máscaras, aventais) para dotar de infraestrutura necessária os hospitais e todos os profissionais da saúde espalhados por Santa Catarina, além da destinação de aparelhos respiradores para as unidades hospitalares e prontos atendimentos para contribuir no enfrentamento da epidemia.

“É urgente a adoção de medidas emergenciais e prioritárias de investimento na aquisição de kits para testes rápidos de identificação de pacientes com Covid-19, para poder fazer os exames de forma rápida e isolar os infectados, além da aquisição de equipamentos de proteção e para o combate à pandemia”, defendeu Sopelsa.