Documento traz resumo da situação vivenciada e pede resolução por parte dos órgãos públicos 

Criciúma

Representantes das escolas particulares de Criciúma estiveram reunidos para discutir ações conjuntas e que viabilizem o retorno das aulas presenciais. Hoje, o setor é um dos mais prejudicados nas ações de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Na reunião, realizada na quarta-feira (18), na Satc, foram tomadas algumas decisões. A primeira é o lançamento do “Manifesto pelas Escolas Particulares abertas” (leia abaixo na íntegra). Participam as instituições de ensino regular e educação infantil.  

“Vivemos uma situação muito instável e de mudanças bruscas nos regramentos. Precisamos criar canais de diálogo para ganhar consistência e, assim, garantir que o direito a educação seja garantido para todas. Uma retomada com responsabilidade fará com que o interesse superior da criança prevaleça”, ressaltou o diretor do Colégio Marista, Adriano Brollo.  

As escolas particulares querem oportunizar o direito de escolha aos pais e alunos. Para isso, todas já tiveram os Planos de Contingência Escolares aprovados e estão executando. “Adotamos as medidas preventivas, realizamos investimentos e treinamentos, tudo para receber nossos alunos com segurança e cuidado”, ponderou o diretor geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira.  

As escolas particulares também pleiteiam o apoio da sociedade e pretendem ampliar o diálogo com a imprensa, estabelecer canais de comunicação com o poder público e com o Ministério Público.

Na reunião estavam Adriano Brollo, pelo Marista, Carlos Antônio Ferreira, pela Satc, Everson Alessandro Pereira, pelo Kadima, Irmã Marilene de Jesus, pelo Michel, Maria Cristina Corrêa Pizzollo, pelo Tiquinho de Gente, e Padre Maike Grapiglia, pelo Rogacionista.