De volta ao básico

Candidato do PSDB ao governo de Balneário Rincão, Charles da Rosa afirma que o futuro gestor da praia precisa voltar ao básico. “Investir em educação, geração de emprego e apostar no social. O atual prefeito infelizmente administrou para os turistas e veranistas e esqueceu do rinconense. Precisamos muito de geração de emprego. A cidade tem que ir além do verão. Esse é o grande desafio”, afirma. Charles também defendeu a necessidade de investir em esgotamento sanitário na cidade. “O Rincão tem crescido bastante e a tendência é que continue crescendo. O problema é que não há tratamento de esgoto. Isso vai tudo para os mananciais. Daqui a pouco vamos enfrentar o mesmo problema que outras praias por aí já enfrentaram. Não há como continuar assim. O Samae arrecada 3 milhões por mês e não investe. Hoje a autarquia virou um cabide de emprego”, dispara.

Fácil de explicar

Durante entrevista que me concedeu na Massa FM, Charles e seu vice Mauri Viana falaram sobre vários assuntos. Um deles foi a oposição ao atual prefeito de quem já foram parceiros fiéis. “Não tenho problema nenhum em explicar essa situação. Ele não nos ouvi. Sempre apoiamos e defendemos, mas ele centralizou o governo e não ouviu ninguém. Deixamos de ter importância. Por isso a mudança e agora queremos mudar o Rincão”, argumenta Mauri.

Eleição complicada

Os dois admitem que essa será uma eleição diferenciada e bastante complicada. “Não há como saber de que maneira a população irá se portar. No Rincão, 35% dos eleitores são idosos e tenho certeza que boa parte deles não vai votar. Teremos uma eleição complicada e com abstenção recorde”, aposta o candidato tucano.

Dinheiro na conta

A Cermoful vai creditar na próxima fatura dos seus associados, que chega em novembro, o valor das sobras de 1,3 milhão. O retorno é proporcional a participação financeira de cada sócio.

Em queda

Depois de dispararem no primeiro semestre por causa da pandemia do novo coronavírus, os pedidos de seguro-desemprego de trabalhadores com carteira assinada continuam a cair no segundo semestre. Em setembro, o total de pedidos recuou 10,6% em relação ao mesmo mês do ano passado. Desde o início de junho, o indicador está em queda.

No azul

2020 começou repleto de planos e projetos para ampliar o atendimento no Hospital São Donato. A meta era trazer atendimentos de alta e média complexidade, novas especialidades e outras melhorias para a comunidade. Não deu. Claro que muitas ações foram desenvolvidas, mas a pandemia atrapalhou e muito. A boa notícia é que o hospital vai fechar o ano no azul. “Está dentro do que projetamos. Os compromissos trabalhistas em dia, o atendimento de qualidade a população e o papel fundamental do hospital no combate a pandemia. Agora queremos garantir a manutenção dos leitos de Uti para avançarmos ainda mais no ano que vem”, argumenta Júlio de Lucca, diretor administrativo do São Donato.

Volta a pauta

Pedido da defesa do governador Carlos Moisés sobre o trâmite do impeachment em Santa Catarina deve voltar à pauta do STF na próxima semana. Será levado à plenário o pedido refutado pela ministra Rosa Weber. Parece mais uma tentativa do governador e de sua vice de evitar o inevitável.

Na Amrec

Prefeitos da região devem seguir o mesmo modelo adotado pelos prefeitos da região de Tubarão que decidiram por unanimidade que ninguém volta para as salas de aula neste ano. Decisão pode ser anunciada nos próximos dias.

No aguardo

Tribunal de Justiça de Santa Catarina deve se manifestar ainda este mês sobre o imbróglio jurídico que tem cercado a obra de restauração da Rodovia Jorge Lacerda, o Acesso Sul à Criciúma. Expectativa é que a decisão saia até o final de outubro para que a obra possa começar este ano.