Time em campo

Candidato do MDB ao Governo de Içara, Arnaldinho Lodetti comemorou a conclusão da convenção. Não que o resultado tenha surpreendido, afinal essa era uma condição sacramentada. A avaliação, no entanto, é que superada essa etapa agora a militância deve se envolver de maneira mais intensa no processo. “O MDB vai colocar o seu time em campo”, reforça. E é na força desta militância que Arnaldinho aposta para reforçar sua campanha e impulsionar seu nome na preferência do eleitorado. Nos bastidores, há ainda um outro fator de celebração. A coligação segue ganhando corpo e aposta na vinda de pelo menos mais um partido. Com isso, Lodetti será o candidato a prefeito com o maior número de candidatos a vereador pedindo voto em seu nome, fator que, para os emedebistas, pode fazer a diferença. “Nossa coligação está de fato aproximando a cidade em torno de um mesmo propósito”.

Os preços

Ministério da Justiça notificou ontem os supermercados por alta nos preços dos alimentos. Supermercados terão que listar quais os produtos da cesta básica que tiveram maior variação no último mês e os três itens com maior reajuste. É um puxão de orelhas, mas que na prática não tem efeito imediato para o consumidor.

Nas mídias

Já confirmado como candidato ao Governo de Içara, Alex Michels segue trabalhando firme nas mídias Sociais. O vereador deve mesmo encarar o processo em chapa pura do PSD e vai para a campanha se apresentando como o nome de renovação no processo. “O futuro de Içara depende desta luta entre políticos por profissão e políticos por vocação”.

Restabelecendo

Governo de Criciúma retoma nesta quinta-feira o pagamento das gratificações aos servidores municipais. O projeto, depois de passar pelas comissões, foi aprovado pelos vereadores e como não deu tempo de colocar na folha de agosto, foi pago em folha suplementar. O pagamento será feito de forma gradual com retomada integral em outubro (10% agosto, 20% setembro e 30% outubro) e será responsável pela injeção de quase R$ 250 mil na economia local.

Homenagem

O primeiro ano da morte do ex-deputado federal Walmor de Luca, nesta quarta-feira (9), foi lembrado pela deputada estadual Ada Faraco de Luca (MDB). Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, Ada resgatou o histórico político de Walmor, lembrando que a convivência “sempre foi marcada por admiração e respeito mútuos”. “Suas palavras e conselhos seriam muito válidos nestes momentos de grave crise política e social que estamos vivendo. Querido Walmor, sua presença física faz falta, mas o seu legado nos conforta”, afirmou Ada.

Confirmada

Chapa de oposição em Morro da Fumaça está definida. Aguarda apenas para a homologação, que vai ocorrer no sábado. MDB vai na cabeça de chapa com o médico cardiologista Juninho de Costa. O vice será Toninho Patrício, do PSDB. PSD também vai integrar a aliança. Do outro lado, o prefeito Noi Coral vai mesmo de chapa pura.

Debatendo

Governo do Estado apresentou em detalhes ontem o plano para a retomada das atividades presenciais nas escolas. Aposta é que a retomada seja possível já a partir do dia 13 de outubro. “Vamos orientar a construção dos planos de contingência da Educação nos municípios, a fim de cumprirmos o protocolo para cada escola. Organizamos a capacitação com a Defesa Civil e a Secretaria de Estado da Saúde para as 16 regiões de saúde, para escolas de todas as redes de ensino”, ressaltou Uggioni. O secretário também voltou a lembrar que a volta depende do sinal verde da Secretaria da Saúde.

Evolução

Saímos finalmente da condição de cenário gravíssimo do combate ao Covid-19. Informação foi confirmada ontem. Isso mostra que há uma diminuição na pressão sobre o sistema de saúde, tal qual antecipou ontem o secretário Acélio Casagrande.

Procura em queda

Criciúma repete cenário registrado Brasil afora. Nos últimos meses tem registrado a queda considerável na procura por vacinas. Setor tem feito apelo para que pais coloquem as carteirinhas de vacinação em dia.

As eleições

Um milhão de litros de álcool em gel e mais de nove milhões de máscaras e escudos faciais. Esses itens fazem parte do material que será usado para garantir a segurança sanitária dos eleitores e mesários nas eleições municipais de novembro. Protocolo foi anunciado em Brasília. Sinceramente os nove passos apresentados pelo ministro Luiz Roberto Barroso vão deixar a votação lenta. Tenho dúvidas se o modelo vai mesmo funcionar.

Negativo

Repercutiu muito o áudio do vereador Toninho de Mello em que ele comunica a uma apoiadora sua decisão de sair do PL e encaminhar o retorno para reformular o MDB. O problema não é a troca de sigla e sim o restante da conversa onde o vereador já se escala como novo secretário de Educação do município. Foi bastante criticado nos bastidores.