Na TCA

Prefeito Murialdo Gastaldon e os vereadores Geraldo Baldissera e Flávio Felisberto estiveram na TCA, no Rio Grande do Sul. A empresa que trabalha com modificação veicular vai se instalar a partir de junho em Içara. Se tudo correr como o esperado, é nessa data também que deve começar a andar o projeto do Terminal Intermodal da cidade. Fundamental para geração de emprego e ampliação da arrecadação do município. O compromisso existe, mas os empresários ligados à obra têm lamentado o momento econômico vivido pelo país nos últimos anos. Se ele melhorar, e os especialistas garantem que sim, os dois investimentos começam efetivamente a sair do papel.

Em breve

Área central de Içara deve começar em breve a passar por reformulação. Obras de restauração do Centro são compromisso do governo, que reconhece ter dado mais atenção para o interior. Projeto prevê uma série de melhorias que devem ser concluídas até o final deste ano, junto com a implantação oficial no novo Paço.

Impressionante

Aproveitei minhas férias na Difusora para visitar Pomerode. Impressionante o quanto a cidade lucra com turismo. A cidade tem evento o ano todo e se vale do investimento feito na preservação de suas raízes para atrair visitantes. Na prática, a cidade oferta ao turista a cultura alemã. Não tem nenhuma paisagem paradisíaca. O acesso via BR-470 é ruim, mas a cidade está sempre cheia. Tem um bom zoológico, um parque infantil (particular é verdade) de dar inveja, mas no mais vende apenas sua cultura, sua história e isso pode, sim, ser explorado aqui. Claro que demanda investimento, demanda tempo, mas essa história de dizer que não temos como fazer turismo é pura balela.

Contagem regressiva

Moradores de Içara tem até esta sexta-feira para colocar em dia o IPTU 2019. O prazo é para pagamento em cota única e também para a primeira parcela. Expectativa é que mais da metade dos contribuintes optem pela cota única. Se a previsão se confirmar, será injetado um valor importante nas contas do município.

Obra fundamental

O estrago provocado pela chuva dessa terça-feira mostra o quão importante é a obra de macrodrenagem em Içara. Uma situação que já poderia estar resolvida, não fosse a burocracia gigante que os municípios precisam enfrentar.

As armas

Pelo decreto editado pelo presidente Bolsonaro ficou mais fácil, mas não mais barato, ter uma arma em casa. Para dispor de uma, o cidadão vai ter que desembolsar pelo menos R$ 1 mil em taxas e mais uns R$ 4 mil para ter uma arma das mais básicas.  Quanto à efetividade no quesito segurança, eu tenho minhas dúvidas.

Posse

Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) compareceram na terça-feira, em Florianópolis, no auditório da Fiesc, na posse do novo presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli. A cerimônia foi prestigiada, com a presença do governador Carlos Moisés, da vice-governadora, Daniela Reinehr, representantes dos três poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário), e demais lideranças.

Presos

Santa Catarina é referência quando o assunto é acesso ao trabalho no sistema prisional. Aqui no Estado, cerca de seis mil presos têm algum tipo de atividade laboral, o que corresponde a mais de 30% da população carcerária catarinense. É bem acima da média nacional, que fica em 11%.  Em 90% das 50 unidades prisionais de Santa Catarina há projetos de ressocialização por meio do trabalho. Segundo o Governo do Estado, atualmente são firmadas mais de 180 parcerias com empresas e órgãos públicos que oferecem vagas remuneradas aos detentos.

Nova lei

Uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador no final do ano passado busca incentivar esse formato de parceria e ampliar o acesso ao trabalho nas unidades prisionais catarinenses. O texto define regras para a atividade laboral dos presos e prevê incentivos para as empresas que oferecem as vagas dentro ou fora dos presídios.

Aninha

Desde terça-feira, a vice-prefeita de Cocal do Sul, Cirlene Gonçalves Scarpato, a Aninha, está no comando do município. Ela fica no cargo até o dia 29 de janeiro, enquanto o titular, Ademir Magagnin, se licencia para tratar de assuntos particulares. A cerimônia de transmissão de posse foi realizada no gabinete do prefeito e prestigiada pelo prefeito em exercício de Criciúma, Ricardo Fabris, presidente da Câmara de Criciúma, Miri Dagostim, deputado estadual eleito, Julio Garcia, líderes de partidos, secretários e diretores municipais, servidores, vereadores, familiares e amigos.