Arnaldo homologado

Fechei a coluna antes da convenção do MDB estar concluída. No entanto, não haverá surpresa. Arnaldinho Lodetti foi homologado como o nome do partido para o processo eleitoral deste ano. Resta agora definir quem será o vice. Dois nomes estão cotados. Joelson Cardoso, do PDT, e Valdelir Da Rolt do PSDB. “A definição ficará a cargo de uma comissão que foi criada para tratar do assunto”, afirma Arnaldinho. Para Lodetti, a confirmação do nome na convenção impulsiona a campanha com ainda mais força. “Para que nós possamos continuar fazendo o que o MDB faz por Içara desde 2009. A cidade se transformou, virou um modelo de desenvolvimento. Esse é o modelo que queremos manter, com mais investimentos na geração de emprego e renda para a cidade”, destacou o candidato.

PDT fechado

O PDT de Içara encaminhou na segunda-feira (7) sua aliança com o MDB e o apoio à candidatura de Arnaldinho Lodetti. Esse pelo menos foi o saldo de uma reunião que contou também com a presença de representantes do PSDB, PT e PCdoB. Agora o pré-candidato pedetista Joelson Cardoso também passa a figurar como uma das opções para a vaga de vice na chapa encabeçada pelo 15.

Toninho também

O vereador Toninho de Mello, agora fora do PL, também participou da reunião. Deve ir para o PDT, ou mesmo voltar ao MDB. Tem dito nos bastidores que quer ajudar a reorganizar o 15 e que está com Arnaldinho na disputa.

Dia 14

Enquanto isso, o Patriotas confirmou para o dia 14 a sua convenção. O partido não descarta uma candidatura própria, mas está cada vez mais próximo de Dalvânia Cardoso.

Em Criciúma

O PDT segue trabalhando nos bastidores para reforçar o nome de Rodrigo Minotto. Em entrevista a Massa FM o deputado afirmou que as conversas estão bem encaminhadas com o PSL. “E com outros partidos também, mas há uma afinação com o PSL, inclusive com o comando estadual do partido e nosso vice deve ser indicado por eles”. Minotto admitiu que em uma campanha tão diferente, o atual prefeito tem que ser respeitado. “Ele foi eleito três vezes, tem sua popularidade e precisamos entender isso. Mas vamos apresentar nossa proposta, um projeto de governo transparente que vá ao encontro do que a população procura”.

No Rincão

A oposição segue trabalhando nos bastidores para tentar montar uma chapa de oposição a Jairo Custódio. PT e PP devem formar aliança mais uma vez, a exemplo do que ocorreu na última eleição.

Reforço

Campanha do PSD ganha reforço nesta quinta-feira com a passagem do ex-prefeito de Blumenau. Ao lado do deputado Ricardo Guidi, Napoleão Bernardes vem para reforçar a mobilização do partido na região de olho no pleito deste ano, mas também com foco em 2022.

Recuo

O secretário de Saúde Acélio Casagrande confirmou durante entrevista à Massa FM, a tendência de queda no número de casos de Covid-19 em Criciúma. Segundo ele, os dados vem sendo observados há pelo menos duas semanas. “Eles mostram de fato uma redução no número de novos contaminados. É algo que já prevíamos até em função do trabalho que vem sendo feito no combate a pandemia. O desafio agora é manter essa curva em queda. Isso se confirmando, em 15 dias deveremos ter uma redução na pressão sobre o sistema de saúde”, argumentou Casagrande.

Alerta

Os dados são positivos e alentadores, mas segundo o secretário não podem ser encarados pela população como um motivo para relaxar nos cuidados. “Ao contrário. Esse é o momento onde temos que reforçar ainda mais o distanciamento, o uso da máscara e do álcool em gel.  É um momento decisivo neste combate e o resultado positivo depende do comprometimento da população. Confirmando a queda vamos ter uma redução na pressão do sistema de saúde e podermos flexibilizar um pouco mais as atividades”, reforça.

Acumulado

Durante a entrevista, o secretário também confirmou que, passada a pandemia, será necessário um grande esforço para colocar em dia os procedimentos em saúde. “Com praticamente quatro meses de paralisação, as ações de média e alta complexidade acumulam, só em Criciúma, 16 mil pessoas aguardando. Isso vai ter que ser recuperado de alguma maneira”, alerta.