Balneário Rincão terá cartório de registro de imóveis

902

Pedido antigo dos moradores foi aprovado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Um dos grandes pedidos dos moradores do Balneário Rincão irá sair do papel. Reivindicação antiga, principalmente devido ao setor imobiliário, um Cartório de Registro de Imóveis será inaugurado no próximo ano.

O pedido foi aprovado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Para isso, uma comitiva rinconense foi até a capital, onde teve uma audiência com o corregedor geral extrajudicial do TJSC, o desembargador Roberto Lucas Pacheco.

“Eles deferiram o nosso pedido, com base nos dados estatísticos que nós encaminhamos, com base no pleito que nós fizemos e já foi deferido”, conta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adroaldo Faraco.

O cartório deve contribuir com o crescimento da cidade, pois irá gerar maior receita através dos impostos, e também mais comodidade aos moradores, que ainda dependem de Içara ou Criciúma para a realização desse tipo de serviço. “Nós temos 21 mil imóveis que são transacionados para compra e venda. Além disso, temos a situação rural dos imóveis que pertenciam a Içara quando o Rincão ainda era distrito. Agora como município, eles precisam ser recadastrados. E temos ainda a questão da regularização fundiária, que são os terrenos que são invadidos. Então a movimentação cartorial é muito grande”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico.

Para Faraco, o próprio crescimento da economia acaba afetado pela ausência de um cartório. “O nosso pessoal tem que se deslocar a Criciúma, Içara, e isso dificulta muito o andamento das negociações. Entendemos que para o desenvolvimento de Balneário Rincão é um passo importante. Vai agilizar tudo. Desde o reconhecimento de firma, a negócios que, por falta de um cartório, acaba se dispersando. Vai agilizar bastante a nossa economia”, adianta.

O setor imobiliário é um dos que mais comemora a notícia. Para o corretor Osni Otasio, o crescimento na área, que já tem sido grande, pode aumentar ainda mais com o cartório.

“Nos agrega muito. Um salto muito alto. Hoje a gente ainda depende de Içara para fazer uma coisa ou outra. Com o cartório vindo para cá, nós estamos felizes da vida. Estando aqui é jogo rápido. Fica pronto no mesmo dia e no outro fecha o negócio. Dependendo de outra cidade, leva dois ou três dias”, explica Otasio.

A instalação do cartório também gera benefícios para a própria administração municipal. “Além de gerar entre oito e dez empregos na cidade, vai trazer benefícios e comodidade para a população. E também deixará o imposto sobre as transações no município. A gente deu o pontapé inicial, mas é a cidade que vai sair ganhando”, completa o vereador Marcos Petry (PDT), que já havia tentado levar o cartório ao município em 2017.