Daniela Reinehr assume governo do Estado hoje

38

Governado Carlos Moisés foi comunicado oficialmente da decisão do processo de impeachment ontem (26)

Florianópolis

A vice-governadora Daniela Cristina Reinehr (sem partido) assume hoje o comando de Santa Catarina. Ela teve a denúncia de envolvimento nos reajustes aos procuradores do Estado de forma irregular arquivado e contou com o afastamento de Carlos Moisés da Silva do cargo de governador. Daniela ficará no poder de forma interina pelo menos por 180 dias até que o processo contra Moisés seja julgado no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Caso o governador seja condenado, a vice-governadora poderá concluir o mandato até o ano de 2022. Ainda ontem (26), o governador foi notificado que havia sido afastado do cargo.

O governador e a vice-governadora foram julgados por uma comissão mista formada por desembargadores e deputados na sexta-feira, com o julgamento começando às 9 horas de sexta-feira e terminando somente na madrugada de sábado, próximo das duas horas.

A admissibilidade da denúncia contra o governador ocorreu após 15 horas de sessão. O relator da denúncia, deputado Kennedy Nunes (PSD), recomendou em seu parecer o prosseguimento do julgamento por crime de responsabilidade contra o governador e a vice. No entanto, a maioria dos julgadores (6 a 4) entendeu que apenas Moisés deveria responder pela suposta irregularidade na concessão do reajuste dos procuradores.

No caso de Daniela, houve empate (5 a 5) entre os integrantes do tribunal. No desempate, o presidente do colegiado, desembargador Ricardo Roesler, votou pelo arquivamento da denúncia contra a vice-governadora.

Com a decisão, Carlos Moisés, além do afastamento do cargo a partir de hoje, será julgado pelo tribunal especial. Se for considerado culpado, será definitivamente afastado da chefia do Poder Executivo. Já Daniela Reinehr passará a ser a governadora interina de Santa Catarina. Ela permanecerá nessa condição até a conclusão do julgamento de Moisés.

Daniela Reinehr acompanhou toda a sessão pessoalmente. Ao final, comemorou o arquivamento da denúncia com assessores e advogados. “Não pensei que a missão viesse dessa forma, mas me cabe agora abraça-la e bem cumpri-la, cuidar bem do estado. Vou dar meu melhor”, disse a futura governadora interina. “Um dos principais desafios será criar um canal eficiente de comunicação tanto com a Assembleia, quanto com os demais poderes, com toda a sociedade catarinense, buscando essa harmonia que tanto está faltando em nosso estado”.

Coletiva de imprensa

Daniela Reinehr concede hoje (27) a primeira coletiva de imprensa como governadora interina de Santa Catarina, a partir das 10h30. A entrevista ocorrerá no mezanino do teatro Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Governo do Estado.