Toninho sai

Toninho de Mello está deixando o PL em Içara. A decisão de sair do partido foi comunicada pelo vereador a executiva da legenda. Nos bastidores, a informação é de que Toninho decidiu apoiar o projeto do pré-candidato do PDT Joelson Cardoso, o Cardeal. Joelson, aliás, tem duas reuniões importantes ainda esta semana e pode encerrar o dia anunciando sua posição no pleito deste ano. Eleito pelo MDB, Toninho aproveitou a janela de filiações para migrar para o PL. Chegou como nome forte do partido e como alternativa para disputar a eleição deste ano como candidato a prefeito. Toninho, no entanto, não gostou da postura adotada pelo coordenador regional do PL, ex-prefeito de Criciúma Márcio Búrigo. Foi o próprio Toninho que afirmou que a condução feita por Búrigo gerou um mal-estar no partido. Desde então a relação desandou e não foi mais contornada e culminou com a decisão comunicada hoje ao partido.

Em Nota, Toninho explicou a decisão

“Diante dos fatos que vinham ocorrendo, resolvi abrir mão da minha pré-candidatura a prefeito pelo Partido Liberal (PL) de Içara. Meu movimento não teve sincronismo com o comando regional, que definiu apoio incondicional e irrestrito ao Partido Progressista (PP). Dessa forma, sinto-me excluído do processo e sem espaço para construir um projeto que visava o crescimento partidário com autonomia e independência. Não tenho condições de continuar na construção de um partido atrelado a determinações externas que ferem o princípio ideológico partidário.

De igual forma, não senti acolhimento nas nossas ideias e projetos que visavam o crescimento e fortalecimento da nossa querida Içara, sendo que, não me resta alternativa a não ser a minha saída do PL de Içara para não atrapalhar o projeto já definido para o partido no município”.

————————————

Greve cancelada

Greve que estava prevista para o Hospital São Donato está cancelada. Decisão foi tomada depois que o Governo de Içara fez aporte de 90 mil reais. Recurso vai ser usado para pagar uma espécie de abono para os servidores que estão na linha de frente do Combate ao Covid-19. Hospital já havia deixado claro que não tinha condições de pagar. Disse e repito. Os funcionários merecem, mas a forma e o momento usado pelo sindicato para pressionar não foram os mais republicanos. Conversei com o prefeito e ele julgou justo o repasse e o pagamento aos servidores do São Donato.

Inquérito aberto

Polícia Federal tem prazo de 90 dias para concluir um inquérito que deverá investigar a possível participação do governador Carlos Moisés nas supostas irregularidades cometidas na compra de respiradores hospitalares junto a empresa Veigamed. Na ocasião o governo de Santa Catarina comprou 200 respiradores e pagou antecipado mais de 33 milhões de reais. Tanto a investigação conduzida pela Polícia Civil quanto a CPI criada na Assembleia Legislativa identificaram a criação de um grupo criminoso que tinha como objetivo lesar os cofres públicos.

O ministro

A decisão de determinar a abertura do inquérito é do ministro Benedito Gonçalves. Na decisão ele faz menção a conversas de WhatsApp e outros “elementos colhidos apontam para a aparente participação do governador Carlos Moisés nos fatos, inclusive autorizando o pagamento antecipado”. Em nota, a defesa do governador alegou que o procedimento é normal e que ficará provado que não há qualquer ilícito cometido pela atual gestão do governo catarinense.

Mais um

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina analisa nesta quinta-feira mais um pedido de impeachment contra o governador Carlos Moisés e a vice-governadora. O novo processo inclui, além da questão do aumento concedido aos procuradores do Estado, a compra dos 200 respiradores pulmonares, ao custo de R$ 33 milhões. Essa compra também passou a ser investigada pela Polícia Federal. “Com muita responsabilidade, vamos continuar fazendo o trabalho Legislativo e acompanhando os trabalhos investigativos. É momento de responsabilidade com a saúde”, afirmou a deputada Ada de Lucca (MDB).

Incógnita

Conversei ontem na Massa FM com Antônio Adílio. Ele é o presidente do MDB do Balneário Rincão. Não esconde a empolgação com o bom governo de Jairo Custódio, mas admite. “Não tem eleição fácil e essa será uma grande incógnita, principalmente no que diz respeito a participação do eleitor”, ressalta.

Em Criciúma

Júlio Kaminski aguarda uma reunião com o presidente estadual do PSL para definir seu futuro político. Ele chegou a anunciar sua retirada total do processo eleitoral deste ano. Kaminski, no entanto, deve rever sua posição e confirmar a disputa de mais um mandato no legislativo.