Atualmente com 3.291 crianças matriculadas, sendo dessas 934 em período integral, a educação infantil da rede municipal de Içara trabalha com folgas. Segundo a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Gerusa Bolsoni, ainda há 347 vagas não preenchidas. De acordo com ela, o déficit no momento está apenas no período integral e para crianças de até dois anos de idade.

Sobre as vagas ainda existentes, por faixa etária e em período parcial, Gerusa declara que são 21 para crianças com um ano de idade; 27, dois anos; 63 para os pequeninos de três anos; mais 63 para as crianças com quatro; e 72 vagas para os que têm cinco anos de idade.

“Já as vagas unificadas, que são turmas entre um e três anos, ainda temos duas vagas; e, também unificada, idades entre três e cinco anos, são 99 vagas”, acrescenta. Os dados foram coletados no Movimento Escolar em 6 de março deste ano.

A secretária ainda enfatiza que os alunos de todos os bairros são atendidos. “Mas caso não haja Centro de Educação Infantil em algum bairro, oferecemos o transporte para que essas crianças não fiquem sem o devido atendimento”, ressalta.

Assim, as polêmicas envolvendo vagas para a educação infantil em Içara parecem estar amenizadas. Segundo a secretária, em 2017, foi elaborado, entre os Centros de Educação Infantil (CEIs) e Ministério Público, um edital para regularizar as vagas integrais do município. “Na época houve resistência, pois a comunidade escolar não havia compreendido a real necessidade e o motivo do documento”, justifica.

Já em 2018, ainda de acordo com a secretária, houve a aprovação dos CEIS e dos pais em relação ao edital. “Pois a inscrição veio normatizar a oferta da demanda de vagas integrais, beneficiando as crianças em vulnerabilidade e risco social”, explica.

 

Oferta

 

“Para o período integral, temos um déficit de vagas na faixa etária de zero a dois anos, pois dos 35 CEIs, somente sete atendem esta idade”, acrescenta Gerusa. Mas o Governo Municipal já trabalha para sanar esse déficit.

“Neste contexto, inauguramos o CEI Anna Scaravaco Fernandes, no Loteamento Antônio Lima, assim como serão realizadas reformas e ampliações no CEI Pequeno Mundo, no Cristo Rei; Balão Mágico, no Jardim Silvana, e Pequeno Príncipe, no Raichaski, e a construção de um Centro de Educação Infantil no bairro Vila Nova, em fase de elaboração de projeto” enumera a secretária.

“Desta forma, o município está ofertando mais vagas e buscando garantir ainda mais uma educação de qualidade às nossas crianças”, pontuou a secretária da pasta. A questão sobre as vagas foi levantada pelos vereadores da bancada do Progressistas, Silvia Mendes, Eduardo Michels Zata e Itamar da Silva, por meio de um pedido de informação já aprovado pelo Legislativo.