Paciente na lista de suspeitos morre em Criciúma

225

Confirmação ou descarte da doença ocorrerá após análise e liberação dos laudos pelo Lacen-SC

Criciúma, Içara e Rincão

A Secretaria de Saúde de Criciúma informou no fim da tarde de ontem (2) a segunda morte por coronavírus no município. É uma paciente que estava na lista de suspeitos, de 71 anos, residente em Balneário Gaivota, que estava sendo monitorada pela Vigilância Epidemiológica de Criciúma. Conforme o boletim epidemiológico, a confirmação ou descarte da doença ocorrerá após análise e liberação dos laudos pelo Lacen-SC, da mesma forma como ocorreu no caso da primeira morte, que foi mesmo de Evaldo Stopassoli, empresário e proprietário das rádios Araranguá e Transamérica, que no dia anterior teve a condição do vírus descartada.

O novo exame divulgado na manhã de ontem foi positivo. “A discordância dos resultados laboratoriais emitidos pelo Lacen-SC e laboratório privado se justifica pelo material analisado em cada laboratório e pelo tempo decorrido desde o início dos sintomas até a coleta”, esclareceu o informe epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma no fim da tarde de ontem.

Criciúma tem 29 casos

Criciúma possui no total 29 casos confirmados de coronavírus, sendo sete de outros municípios. Oito pacientes residentes do município estão recuperados da doença.

Publicados diariamente pelas prefeituras de Içara, Criciúma e Balneário Rincão os boletins informativos têm atualizado os moradores sobre a situação da pandemia da Covid-19 na região. No último informativo, Criciúma registra quatro casos a mais que na terça-feira, enquanto Içara diminui no número de suspeitas do vírus no município.

Içara estável

Em Içara, além do número de casos confirmados manter-se estabilizados, os dados de suspeitos e pacientes que receberam alta do monitoramento apresentaram melhora. Na segunda-feira (30), o município apresentava 91 moradores com sintomas, sendo monitorados. Já no boletim de quinta-feira, esse número abaixou para 44.

Quatro suspeitos no Rincão

Balneário Rincão também tem atualizado diariamente a situação da Covid-19 na cidade. Até então com nenhum registro confirmado da doença, o município apresenta quatro casos suspeitos, que aguardam a confirmação do exame pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen) e 27 pessoas seguem em monitoramento domiciliar.

Estado confirma 281 casos

Santa Catarina tem, pelas contas de ontem, 281 casos confirmados de infecção por coronavírus. O governo informou cinco mortes causadas pela Covid-19, mas não contabilizou a mulher de 71 anos de Criciúma, que precisa ainda da contraprova. Os números foram informados pela Secretaria de Estado da Saúde no fim da tarde de ontem.

As três novas mortes confirmadas pelo Estado são de uma idosa de 87 anos que estava internada em um hospital particular de São José, Evaldo Stopassoli, em Criciúma, e uma mulher de 66 anos do município de Antônio Carlos, que estava internada no Hospital Municipal de Biguaçu.

O número de casos confirmados representa aumento de 13,8% em relação ao dia anterior. Três novos municípios entraram na lista de cidades com casos confirmados: Biguaçu, Joaçaba e Paulo Lopes.