Para validar o ano de 2020 avaliação da aprendizagem terá um caráter processual, continuo e inclusivo
Da Redação
Mais de 2.500 gestores, equipe pedagógica e servidores técnico-administrativos de escolas estaduais de Santa Catarina receberam orientações da Secretaria de Estado da Educação (SED) sobre a avaliação escolar na Rede Estadual para o ano letivo de 2020. Eles serão multiplicadores e irão atuar no suporte aos professores para consolidar a avaliação do ano letivo na rede estadual. Em decorrência da adaptação ao regime especial de atividades não presenciais, em função da pandemia do Coronavírus, os alunos serão avaliados por semestres, em vez da avaliação trimestral.
Por meio de uma reunião virtual com cerca de um hora de duração, a Diretoria de Ensino da SED detalhou às equipes gestoras o ofício nº 259/2020, reforçando que a avaliação da aprendizagem em 2020 na Rede Estadual possui um caráter processual, contínuo e inclusivo. Além de apresentar em detalhes os principais temas do documento, os técnicos da SED ainda tiraram dúvidas encaminhadas pelos profissionais da rede via chat.
O secretário da SED Natalino Uggioni participou da abertura da reunião e destacou a importância dessas orientações: “São ações como essa reunião de hoje que têm fortalecido nosso alinhamento com as equipes gestoras das regiões e das escolas”. A definição desse processo de avaliação, conforme o secretário, aponta para uma retomada de atividades presenciais diferente de como eram as aulas em fevereiro e que compreende um período de resgate e reforço na aprendizagem.
As instruções documentadas foram enviadas formalmente às 36 Coordenadorias Regionais de Educação na semana passada e, após a disseminação das informações, têm sido acolhidas sugestões sobre os casos específicos, para que a SED realize as adequações necessárias no Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (Sisgesc).
De acordo com as orientações enviadas, a avaliação da aprendizagem compreenderá três etapas interdependentes: o diagnóstico, a intervenção e o replanejamento. Esses pilares ajudaram na definição dos critérios e das ações para a avaliação. Em 2020, a frequência dos alunos será medida a partir da realização e entrega das atividades não presenciais. Os estudantes que apresentarem mais dificuldades, cujas médias em todas as disciplinas estejam abaixo de seis no semestre, apenas terão acesso às notas com a solicitação dos pais ou responsáveis, para que seja realizada uma recuperação do processo de aprendizagem. As escolas têm autonomia para buscar o melhor formato de recuperação para os alunos que necessitarem.
Fim das atividades em dezembro
Na visão da diretora de Ensino em exercício, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, a proposta é que a avaliação seja ainda mais democrática, responsável e inclusiva neste momento atípico pelo qual a educação catarinense passa: “Enquanto rede estadual estamos dando um passo na continuidade desse movimento comprometido com o estudante e com o percurso pedagógico definido pelo nosso professor”, pondera.
A avaliação semestral terá como referência os períodos de fevereiro a agosto e de setembro a dezembro. E o fechamento das notas e conceitos do primeiro semestre será realizado até o dia 18 de setembro, quando devem ter ocorrido os conselhos de classe escolares. Eles darão ainda mais suporte à avaliação em 2020. De maneira colegiada, os professores poderão compartilhar experiências para ampliar o conjunto de estratégias diversificadas e proporcionar acesso e aprendizagem aos estudantes.