Dedicação integral pela educação

136

Professores falam da vida profissional e o que precisa ser feito para melhorar o setor

Todos nós temos muita gratidão pelos nossos professores. Este carinho está resumido nas lembranças que temos pelos que eles ensinaram. Os médicos se formaram porque um dia tiveram um professor, assim todos os profissionais devem a carreira que seguiram e o sucesso que alcançaram aos mestres que tiveram ao longo dos anos de estudo. Seja qual fase ou ano em que as pessoas estejam estudando, há sempre alguém para ensiná-las e dar a elas um rumo na vida pessoal e profissional.

A professora Celma Regina Biúdes é uma destas profissionais que lutam para que todos os seus alunos alcancem os objetivos traçados para a vida. Celma é formada em pedagogia pela Universidade Estadual de Ciências e Letras de Paranavaí, no Paraná, em 1994. Assim que se formou, veio para Santa Catarina. Começou a trabalhar na educação inclusiva na APAE de Içara, onde ficou por nove anos.

Entrou na rede municipal de ensino de Içara no ano de 1998, quando já estava fazendo pós-graduação em séries iniciais. Trabalhou na escola Maria Arlete Lodetti, no bairro Raichaski, na escola Quintino Rezzieri, no Jardim Elizabeth, e no Centro de Educação Infantil Pequeno Polegar. No ano de 2009, assumiu a coordenação da Educação de Jovens e Adultos – NAES, onde permanece até o momento.

Para ela, cada fase que passou foi diferente. “Me encontrei na educação de jovens e adultos”, enaltece Celma. Ela conta o sacrifício que os alunos do NAES fazem para estarem em sala de aula. Muitos deles retornam a estudar depois de aposentados. “Trabalho com sonhos adormecidos”, relata Celma, ao falar sobre os alunos do NAES. Segundo ela, encontrou uma ex-aluna, que a agradeceu pelo ensino recebido e que está terminando o curso de direito ao ser contemplada no ProUni.

Celma conta que se pudesse recomeçar faria tudo de novo. Mesmo se formando jovem, foi descobrindo ao longo dos anos a paixão de estar em uma sala de aula. “O aluno a gente não escolhe, o aluno a gente acolhe”. Neste ano tem realizado alguns projetos sociais e na última sessão da Câmara de Vereadores levou os alunos do ensino fundamental para conhecer melhor o funcionamento do Legislativo. “Tivemos uma aula de cidadania”.

Carreiras que se completam

A história profissional da professora Célia Maria da Silva é semelhante à da professora Celma Regina Biúdes. As duas são apaixonadas pela profissão, mas algo ainda liga mais as duas profissionais. Celma se encontrou na Educação de Jovens e Adultos e Célia se formou na Educação de Jovens e Adultos.

No ano de 1990, Célia completou o Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos e passou no vestibular no ano de 1996 para cursar pedagogia na Universidade do Extremo Sul Catarinense. “Não tive dificuldade de passar no vestibular e nem de frequentar as aulas na universidade, por ter me formado no CEJA”, relata Celia.

Ela formou-se no ano de 2000, e passou no concurso público da rede municipal de ensino de Içara, onde começou a trabalhar em 2001. Começou a lecionar na Escola Gervásio Teixeira Fernandes. No município trabalhou nas escolas das localidades de Barra Velha, Pedreira, Lagoa dos Freitas, Boa Vista e Sanga Funda. Neste ano, está na direção da escola da localidade de Vila Alvorada. Para ela, os dois desafios são diferentes, de estar na sala de aula ou na direção da escola, mas procura fazer sempre o melhor para a educação e para ao aprendizado das crianças.

Uma mensagem que ela deixa para os professores, em alusão a comemoração da data, é para ter dedicação. “Procurem sempre se doar o máximo para o aprendizado das crianças e para dar valor a educação”, pontua.

Prêmio Caneta de Ouro

A Secretaria de Educação de Içara, para comemorar o Dia do Professor, realizou jantar na noite de segunda-feira (14) para a entrega do 2º Prêmio Caneta de Ouro. Foram premiados os três melhores projetos executados em sala de aula pelos professores da rede. Cada escola selecionou um dos trabalhos, chegando a final os 36 melhores, que passaram por uma banca compostas por profissionais da Secretaria de Educação, Gered, Unesc e Positivo.