Pensando o Natal

Claro que pela frente ainda há o dia das crianças, mas a CDL de Içara já projeta um pouco mais a frente. A entidade já começa a discutir as ações voltadas para o Natal, data mais importante do ano para o comércio. Aposta é que a magia natalina vai mesmo virar a página e marcar a recuperação do setor. “Nossa aposta é essa. Acreditamos que o clima vai ajudar, que a situação também já vai estar melhor e que o ano vai fechar bem para arrancarmos ainda melhor já no início do próximo ano”, argumenta o presidente da CDL, Alexandre Fernandes. Segundo ele nos próximos dias uma equipe já vai conferir as novidades em iluminação para dar a cidade um colorido único. “Também vamos deixar uma programação desenhada. Se for possível vamos sim ter atrações na praça para movimentar o comércio”, adianta. Também nos próximos dias a CDL espera confirmar a premiação que será distribuída aos clientes no fim de ano. “Não vai ser um carro zero, mas vamos ter ótimos prêmios. Estamos vendo algumas questões legais para só então divulgar, mas os clientes vão gostar”.

Dia dos Pais

CDL também já conseguiu apurar os dados da movimentação registrada durante o Dia dos Pais. “Empatamos com o ano passado. Tivemos menos dias para a venda, então avaliamos como positivos os dados. Até porque é preciso lembrar que muitos pais nem foram visitados por conta da pandemia e os presentes, nestes casos, também ficaram para depois. Então a avaliação é de que foi positivo sim”.

Lotado

Ativados na última semana para reforçar o combate ao novo coronavírus na região, os 10 novos leitos de UTI do Hospital São Donato já estão praticamente lotados. A informação é do diretor Júlio de Lucca. “Dos 10 leitos destinados ao coronavírus no Hospital São Donato nove estão ocupados. “Temos ainda outros 12 pacientes internados em observação. Se dois deles precisarem de UTI já não vamos conseguir atender”, ressalta.

Gastando mais

Júlio também destacou a preocupação com o custeio desses pacientes. Segundo ele, a compra de insumos para a manutenção do hospital teve um aumento de mais de 600%. “Está tudo muito mais caro, os preços disparam e o nosso custo também. Estamos nos virando, mas o apelo é para que a população se cuide e a gente possa atravessar esse maremoto o mais breve possível”.

Apelo reforçado

Quem também apela para a colaboração da comunidade é a secretária de Saúde de Içara. Jaqueline dos Santos está recuperada da Covid-19 e preocupada com o crescimento no número de casos. “Temos tido um movimento intenso no centro de triagem e a positivação de pelo menos 20 casos por dia. As pessoas já se acostumaram com a pandemia e estão relaxando nos cuidados. É preciso manter o alerta”.

Sem aulas

Secretária de Saúde de Içara Jaqueline dos Santos ressaltou na manhã de ontem, durante entrevista à Massa FM, que o cenário da pandemia neste momento impede as discussões sobre a retomada das aulas presenciais. Na avaliação da secretária o retorno seguro só deve ser viável a partir de outubro. “Nesse momento não dá para falar sobre o assunto porque os números não estão caindo”.

Prejuízo

A estrutura que está sendo preparada para receber a nova subestação da Cooperaliança no Balneário Rincão foi alvo de furto durante o último fim de semana. “Eles também destruíram o sistema de alarme para ter acesso a estrutura. Furtaram peças e também danificaram parte dos equipamentos. O prejuízo foi de pelo menos 80 mil reais”, explica o presidente da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus. Segundo ele, o caso já foi repassado à polícia. “Suspeitamos que eles tenham monitorado o local com o uso de um drone, mas a polícia está investigando. A preocupação agora é para comprar novamente os componentes que vamos precisar para evitar atrasos na obra”.

Suspenso

Tempo carrancudo fez A RACLI Limpeza Urbana suspender parcialmente o trabalho de coleta de lixo na região. Medida já foi adotada em outras oportunidades e tem como foco a preservação da saúde dos colaboradores. Clientes da RACLI tem compreendido e elogiado a medida da empresa nestes tempos de pandemia.

Cancelados

Imbituba anunciou ontem que a Festa da Virada 2021 está cancelada. Em Laguna a queima de fogos deve ser feita no Morro da Glória. Ideia é que a população possa acompanhar de casa, sem aglomerações, a chegada do próximo ano.  Por aqui, até o momento, período é de planejamento.

Reconhecimento

Primeira Dama de Içara, Ceneli Gastaldon, e a juíza Débora Zanini foram homenageadas pelo comando da PM de Içara pelo trabalho desenvolvido em apoio as ações da PM. Ceneli foi homenageada pelas ações junto ao Proerd e a juíza pelo trabalho no Sistema Prisional.