O gesto de Dalvania

O PSD de Içara se reuniu na quinta-feira para evento com o deputado Júlio Garcia. Foi o primeiro dos encontros que pretendem estimular a formação de novas lideranças. Dalvania Cardoso foi ao evento. Até aí nada demais, afinal o encontro foi suprapartidário e reuniu representantes de outras legendas. No entanto, nos bastidores, a leitura é de que o gesto de Dalvania é uma aproximação dela com o PSD e uma tentativa de consolidar o namoro que começou na gestão passada. Há inclusive quem garanta que a aliança já está sacramentada. Conversei com Alex Michels. Ele não negou que as conversas existam e muito menos que alguns pessedistas são entusiastas da ideia. “Não há nada concretizado”, garante.

Muda o jogo

Se a relação entre PSD e PP evoluir, o cenário em Içara tende a mudar profundamente. Hoje o MDB já deixou claro que pretende estar com o PSD e, assim, fazer o contraponto à atual gestão. Com isso, numa eventual aliança entre Michels e Dalvania, ficaria sentando à beira do caminho e teria que buscar aliança com outras legendas, como o União Brasil, por exemplo, para manter seu projeto de estar de volta ao Paço em 2025. Volto a frisar, são especulações até o momento e muita água ainda vai passar por debaixo desta ponte.

Em Cocal

Informação de fonte ligada ao PSD indica que o partido tem feito convite para que Fernando de Fáveri assine ficha no 55 e siga o mesmo caminho de Clésio e Franqui Salvaro. Questionei o chefe do executivo de Cocal, mas a resposta ainda não saiu. O PSD trabalha, e isso está claro, para se tornar o maior partido de Santa Catarina.

Inauguração

A data que marca o aniversário de emancipação político e administrativa de Criciúma terá, em 2023, a inauguração de duas importantes obras. A informação é do secretário de infraestrutura Tita Beloli. Segundo ele, a data foi escolhida para fazer a entrega oficial do Mirante do Morro Cechinel e da revitalização da Praça do Congresso. “São duas obras importantes e que estão dentro do cronograma e no dia 4 de novembro serão inauguradas”, ressaltou.

Prouni

Aqueles que forem aprovados na segunda chamada do Programa Universidade Para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2023 têm até quinta-feira para enviar os documentos que comprovam o direito à bolsa de estudo. A comprovação deve ser feita de forma virtual ou presencial nas instituições de ensino. O Prouni atende os estudantes interessados em cursar faculdades particulares com bolsas de estudo financiadas pelo governo, variando de 50% até 100%.

Passarela

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras de construção da passarela de acesso ao Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina. Segundo Clésio Salvaro, a obra deve trazer mais segurança e conforto para as pessoas que visitam o parque.

Juros

A próxima semana será importante para saber os rumos da taxa básica de juros. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central vai realizar na terça e na quarta-feira a reunião para discutir a taxa Selic. Atualmente, a taxa básica de juros está em 13,75% ao ano, o que tem gerado muitas críticas por parte do governo federal. A Selic é usada em operações financeiras, como financiamentos e empréstimos.