Associação Coral de Içara comemora 50 anos

176

Para celebrar a importante data acontece neste sábado, no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, o Festival Nacional de Corais.

A Associação Coral de Içara comemora 50 anos de atuação e promove, neste fim de semana, o Festival Nacional de Corais comemorativo a data. O evento terá início às 15h, no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, na localidade de Morro Bonito, com uma missa cantada pelos corais participantes. “Em seguida daremos início ao festival, onde cada Coral executará quatro peças de livre escolha”, explicou o maestro Reinaldo Hoepers.

De acordo com Reinaldo, participarão das comemorações seis corais, cada um composto, em média, por 40 vozes. São dois do Rio Grande do Sul: Associação Coral Portão e Associação Coral de Capão da Canoa. Além deles, estará o Coral Santo Antônio dos Anjos, de Laguna; Coral Unesc, de Criciúma; Coral Municipal Infanto Juvenil de Içara e Associação Coral de Içara.

“Vale ressaltar que o evento é aberto ao público e serve como divulgação da arte do canto Coral que é muito forte em nossa cidade, uma vez que já contamos com dois coros cênicos, um juvenil e um adulto”, revelou.

Para todos os gostos

O Coral içarense ensaia e apresenta, principalmente, a música popular brasileira “Nosso repertório inclui desde músicas tradicionais gaúchas, nordestinas, sertanejas, samba, MPB como Milton e Chico Buarque, ou Rock dos anos 60”, assinala o maestro acrescentando que a Associação Coral de Içara é composta, atualmente, por 45 componentes que se envolvem em ensaios semanais.

Um pouco da história

A Associação Coral de Içara foi fundada em 2 de janeiro de 1969, com o objetivo desenvolver a cultura musical e artística entre seus associados e na comunidade. Foi declarada de utilidade pública municipal, pela Lei nº 163, de 5 de março de 1970 e de utilidade pública estadual pela lei nº 5.766, de 23 de setembro de 1980.

Os 50 anos celebrados com mais eventos

Além do Festival Nacional de Corais que acontece neste fim de semana, no dia 5 de outubro A Associação realizará o “Recital 50 Anos”, no Salão Paroquial São Donato. “Estes dois eventos estão sendo viabilizados graças ao patrocínio de grandes parceiros aos quais agradecemos publicamente: Baldissera Incorporadora e Construtora LTDA;  Cooperativa Aliança; Giassi & CIA LTDA; J. S. – Administração de Bens Móveis e Imóveis LTDA; Pavei Construtora LTDA; SETEP Construções S.A; e o apoio cultural da Fundação Municipal de Cultura e Esporte de Içara”, pontuou Hoepers.