Cerimônia ocorre na sexta-feira, dia 30, às 14h, no Fórum de Gestão Sustentável, na sede da Fiesc, em Florianópolis

A alimentação escolar de Içara será premiada no 26° edição do Prêmio Expressão Ecologia, na categoria Gestão Ambiental, com o projeto “Agricultores Orgânicos Alimentam Futuro de Içara”.  A premiação será na sexta-feira, dia 30, às 14h, no Fórum de Gestão Sustentável, na sede da Fiesc, em Florianópolis. De 113 projetos inscritos, Içara está entre os 23 vencedores.

As técnicas desenvolvidas pela Agricultura Familiar do município com apoio das secretarias de Agricultura e Educação, Ciência e Tecnologia e a Epagri visam o fornecimento de produtos de qualidade aos alunos, contribuindo com a saúde na hora da merenda e o aprendizado em sala de aula.

Conforme a nutricionista da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, Carolina Dias Moriconi, a inscrição no prêmio teve como objetivo mostrar as ações realizadas na alimentação escolar, movimentando o e fortalecendo a agricultura familiar local.

“É possível transformar a cidade em que vivemos com escolhas assertivas que beneficiam alunos, agricultores e moradores”, avalia. Carolina ressalta que o trabalho é possível pelo esforço conjunto entre a administração, via secretarias de Educação, Agricultura, e a Epagri e Agricultura Familiar. “Preservamos o meio ambiente e garantimos alimentação segura e de qualidade para as escolas municipais, num projeto continuo que faz a diferença para toda cidade”, completa.

A secretária de Educação, Gerusa Bolsoni, considera que a participação no Prêmio Expressão Ecologia é resultado da competência e dedicação. “A participação nesse evento comprova a excelência do funcionamento da parceria. Temos uma proposta de trabalho que envolve vários setores, desde quem planta até a chegada do alimento para merenda escolar. Além disso, o incentivo da troca da agricultura convencional pela orgânica eleva inclusive a qualidade de vida de nossos alunos, lembrando que o projeto não está restrito a alimentação orgânica, também engloba toda a questão de gestão ambiental”, complementa.