Plano de Desenvolvimento

A Unesc apresenta nesta quarta-feira, de maneira online, o Plano de Desenvolvimento que foi criado para os municípios da Região Carbonífera. O plano leva em conta cada município com suas peculiaridades, com eixos estratégicos para os próximos dez anos. “Será um trabalho feito com afinco, de forma incansável, para encontrar os caminhos mais adequados, em especial neste momento de pandemia, no qual os desafios são ainda maiores, mas não insuperáveis”, destaca a reitora Luciane Ceretta. O plano vem em um momento extremamente delicado para economia mundial por conta da Pandemia de Coronavírus e pode ajudar as cidades a se reerguerem depois que o furacão passar.

Reforço

Governo de Içara empossou ontem novas funcionárias na Secretaria de Assistência Social que foram contratadas através do processo seletivo realizado no município e que vão reforçar o atendimento à população.

Preocupado

Prefeito de Içara segue acompanhando, ao lado da equipe da secretaria de saúde, a evolução no número de casos de coronavírus na cidade e não tem escondido a preocupação. “Infelizmente o número de casos confirmados ativos supera o número de pessoas que já foram curadas. Chamamos a todos para darem o máximo de si para que possamos superar este problema”, postou.

Positivou

Secretária de Saúde de Içara Jaqueline dos Santos testou positivo para o novo coronavírus. Ela seguirá os protocolos recomendados e vai permanecer em isolamento domiciliar.

Ativada

A partir de hoje, o Hospital São Donato passa a contar com mais 10 leitos de UTI. Esforço conjunto das lideranças da cidade em parceria com a direção da Instituição garantiram a implantação dos novos leitos em tempo recorde. “São dez novos leitos. Estamos dobrando a nossa capacidade. Todos estes novos leitos serão voltados para o tratamento do coronavírus e vão reduzir a pressão sobre o sistema de saúde da região”, explica o diretor Júlio de Lucca. Em entrevista à Massa FM, nesta segunda, ele ressaltou mais uma vez que os 10 leitos vem inicialmente apenas para o enfrentamento da pandemia. “Mas não acredito que saiam mais. A região tem carência de leitos e isso ficou claro. Vamos lutar para que sejam permanentes”, afirma.

Vai aliviar

Secretário de Saúde de Criciúma Acélio Casagrande acredita que o cenário da Covid-19 começa a aliviar a partir da segunda quinzena de agosto. “Tivemos um mês de julho bem delicado, mas a expectativa é que agora, na metade de agosto, a situação vá aos poucos melhorando. Mas para isso é preciso que as pessoas continuem colaborando, fazendo sua parte e tomando todos os cuidados. É preciso lembrar que a situação vai melhorar, mas não voltará ao normal. Isso só vai acontecer com vacina”.

Ano ruim

A temporada de pesca da tainha terminou oficialmente na última sexta e os pescadores artesanais do Rincão e de todo o Estado tiveram pouco para comemorar. “A safra começou muito boa. Deu a impressão que teríamos um dos melhores anos para a tainha, mas o clima aos poucos não ajudou, os cardumes não apareceram mais e tivemos um ano muito ruim. Agora vamos torcer pela Anchova e pela Corvina”, explica João Piccolo, presidente da Colônia Z-33.

No posto

Petrobras já está vendendo a nova gasolina do Brasil. Segundo os especialistas, é uma gasolina padrão europeu, com muito mais qualidade. O problema é que ela também fica mais cara por conta destas inovações e o consumidor, claro, vai pagar a diferença.

Sem sal

Pandemia deixou tudo travado. Transformou 2020 em um ano sem graça e está tirando até aquele tempero especial do processo eleitoral. Emoção zero. Tomara que quando as convenções efetivarem as candidaturas a coisa mude de figura.