Óbitos foram confirmados pela Vigilância Epidemiológica de Criciúma, mas os pacientes são de cidades vizinhas
Criciúma
Foram confirmadas na manhã de ontem (23) mais duas mortes pela Covid-19 registradas no Hospital São José, em Criciúma. As vítimas foram dois idosos, um homem de 70 anos e uma mulher de 71, moradores de cidades vizinhas (nem o hospital, nem a vigilância informaram quais cidades até o fechamento desta edição).
Em Içara houve queda no número de suspeitos e monitorados, e os dados restantes mantiveram-se iguais ao dia anterior. São 57 casos confirmados da doença. Destes, 31 já foram curados e um veio a óbito. Dos casos suspeitos, que atualmente está em 56, 52 se encontram realizando acompanhamento domiciliar e três aguardam os resultados dos exames em unidade hospitalar.
Um deles ocupa um leito de clínica no Hospital São Donato, juntamente com uma jovem de 18 anos de Criciúma e um idoso de 81, morador do Balneário Rincão. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital está um paciente de Florianópolis, de 79 anos de idade, também sob suspeita da Covid-19.
Na região
Oito novos casos de coronavírus foram registrados em Urussanga no boletim divulgado no fim da tarde de ontem (23). A cidade agora apresenta 104 casos confirmados. Entretanto, o número de curados também obteve um acréscimo de 13 novos casos, estando atualmente com o registro de 72. Dos moradores ainda infectados com a doença, 24 realizam tratamento domiciliar, dois estão em UTIs e um ocupa um leito de clínica.
Em Forquilhinha, houve um registro de quatro novos casos, sendo um bebê de um ano e oito meses, uma jovem de 21 anos, uma mulher de 32 e um homem de 38. Todos cumpriram tratamento em casa. O município agora soma 62 casos confirmados, sendo que apenas 26 seguem infectados.
Os casos também aumentaram em Balneário Rincão, chegando a 10 casos confirmados ontem. O número de curados mantém-se em seis e o de suspeitos abaixou para quatro, que aguardam o resultado dos exames.
Estado com 19,2 mil casos
Santa Catarina registrou ontem 19.244 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 15.522 estão recuperados e 3.459 continuam em acompanhamento. Desde o início da pandemia, 263 óbitos já foram causados pela doença respiratória. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,37%.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 64,1%. Isso significa que, dos 1.316 leitos existentes no estado, 473 estão vagos e 843 estão ocupados, sendo 238 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus.