Gás liquefeito chegará por transporte rodoviário até o município, onde será injetado na rede da SCGás

Içara

A SCGás encerrou em julho a chamada pública para contratação de suprimento adicional de gás natural que visa assegurar o abastecimento na região Sul catarinense. O contrato com a distribuidora NFE Power prevê o início das operações em março de 2022 e Içara tem posição estratégica no novo fornecimento do insumo, direcionado sobretudo às indústrias.

O transporte será no modal rodoviário de gás natural liquefeito (GNL) até o município, onde será regaseificado e injetado diretamente na rede de distribuição da SCGás. “A construção da planta de regaseificação ficará por conta do supridor contratado. Essa planta terá conexão com a rede de distribuição localizada em Içara”, explica a companhia catarinense.

No Sul do Estado, o gás natural atende 73 indústrias, 40 postos de GNV (gás natural veicular), 149 comércios e quase 10 mil unidades residenciais. Atualmente, são 14 clientes industriais e dois postos de GNV atendidos em Içara e há a previsão de conectar mais uma indústria em 2022.

Necessidade

A contratação de cerca de 150 mil metros cúbicos ao dia junto à NFE Power atende em parte a demanda das empresas sul-catarinenses pelo aumento na oferta do insumo. O suprimento adicional contratado via GNL irá permitir as condições operacionais necessárias para garantir o fornecimento de gás natural para toda a região interligada ao sistema, principalmente às indústrias.

“Esse suprimento adicional é necessário porque o Gasbol, gasoduto que abastece o Estado, sofre uma diminuição de diâmetro na zona SC2, que abrange os pontos de entrega de Biguaçu até Nova Veneza e que abastece o Sul catarinense”, pontua a companhia.

Além desse suprimento adicional, a SCGás trabalha em conjunto com o Governo do Estado pela ampliação do suprimento à região. Recentemente, o governador Carlos Moisés da Silva esteve na Petrobras, com o presidente da distribuidora, Willian Anderson Lehmkuhl, e outros representantes do setor, solicitando mais gás natural para atender à crescente demanda do setor industrial no Sul do Estado.

Também está em construção o Terminal Gás Sul (TGS), na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul, que terá capacidade de regaseificação de 15 milhões de metros cúbicos por dia de GNL e deve ser concluído até o primeiro semestre de 2022.

Colaboração Andreia Limas, Canal Içara.