Comunidade é uma das mais atingidas em dias de chuvas intensas

A comunidade do bairro Quarta Linha e região, vereadores e lideranças locais, participaram de uma Audiência Pública que teve o objetivo de discutir os alagamentos que tem ocorrido e novas intervenções a serem realizadas nos rios, valas, córregos e pontes. O local esteve lotado.

O vereador Ademir Honorato (MDB), autor da proposição, lembrou de importantes intervenções necessárias, como limpeza e aprofundamento dos rios que cortam o bairro até a BR-101, construção de pontes, execução de canal auxiliar, entre outras medidas fundamentas para que a comunidade e região não sofra tanto com as fortes chuvas, já que famílias ficam desalojadas e até desabrigadas quando as chuvas são muito intensas.

“Eu dei essas sugestões, depois de ouvir os moradores locais”, disse o vereador, que apresentou as sugestões usando mapa da região. Ele ainda destacou que 22 itens que serão importantes para serem começados a trabalhar. “São pedidos de curto, médio e longo prazo, como pontes, canais, aduelas, e parcerias necessárias para auxiliar a comunidade”, acrescentou.

Alberto Vianna, que é presidente da Associação de Moradores, lembrou de treinamento para a comunidade para esses eventos. “Muitos tem resistência de sair de casa, mas muitas vezes acaba colocando a vida dos familiares em risco. Ampliar ponto de apoio, professores dando orientação à comunidade e criar a cultura de prevenção, são fundamentais”, disse. Ele também da consciência ambiental e que a população não deve jogar objetos nos rios.

Mobilização comunitária

Rosinei da Silveira, coordenador regional da Defesa Civil do Estado, ressaltou em sua fala que uma das grandes preocupações durante as fortes chuvas é a mobilização comunitária.  “Sabemos da importância do fortalecimento das comunidades. E aqui teremos vários problemas. O problema do bairro é regional, e um estudo geológico dos problemas de inundação da região já foi feito, e a prefeitura tem conhecimento desse estudo com intenção da prevenção”, reforçou. A comunidade do bairro Sangão que estava presente também solicitou Audiência Pública no bairro.

A vereadora Geovana Zanette (PSDB) lembrou que é de muito tempo que a comunidade sofre com as cheias e nesta última vez atingiu a região e municípios vizinhos. “Penso que se deve ter um estudo técnico de engenharia para que sugira as intervenções necessárias e saiba seguir os trâmites legais”. O vereador Tita Beloli (MDB) também reforçou da necessidade de criação de comissão com vereadores, poder público e moradores para buscar alternativas.

Rivadavio Rosso, que é intendente do bairro, salientou que será feita limpeza no valo que tem no Jardim Itália, bueiros, entre outras ações. Reforçou que uma máquina está chegando para auxiliar os trabalhos.