Perdas no segmento preocupa com cancelamentos de eventos e inatividade atual

Da Redação

Um dos mais afetados diretamente pela pandemia do novo coronavírus, o setor de eventos segue sem a liberação de suas atividades. Com o decreto estadual e as recomendações para que aglomerações sejam evitadas, a extensa quantidade de profissionais que estão envolvidos de alguma forma com a área permanece parada. E as empresas organizadoras passam por um momento delicado.

Em Santa Catarina, de acordo com pesquisa do Ministério do Trabalho de 2018, existem 386 empresas dentro do segmento, que contratam aproximadamente 7.843 pessoas. O proprietário do Espaço Flor de Lis, em Criciúma, Ermilo Rigo, conta que não houve a dispensa de colaboradores por questão da mão de obra qualificada que, voltando as atividades normalmente, é difícil de se conseguir. “Até mesmo para treinar um profissional desses demora. Então, estamos aguentando o pessoal atual. Mas não sei dizer até quando conseguiremos, pois estamos sem uma perspectiva futura” comenta.

Já no Centro de Eventos de Criciúma José Ijair Conti, contratos temporários tiveram de ser suspensos. De acordo com Duda Manenti, a parcela de funcionários que mais se sente afetada com a situação é a dos trabalhadores informais do setor, que comumente recebiam por diárias.

Para Rigo, a esperança é que até setembro a situação se normalize, pois esta é uma área que não há como se reinventar de maneira virtual. Para o empresário, o prejuízo gerado com a pandemia é incalculável. Só até o momento, cerca de 70% dos eventos já foram adiados ou inteiramente cancelados.

“Está sendo bem complicado, pois, além de estarmos parados no momento, essas pessoas que estão transferindo para o próximo ano temos somente a perda da data, mas tem outras que eram datas específicas, como festas de 15 anos, ou aniversários de empresa, que não querem mais fazer o evento. Nesses casos temos que reembolsar”, relata ele.

No segmento de Manenti a situação é diferente. Apesar do momento difícil, ele coloca como a esperança do setor o sistema de Drive-in, o qual os clientes não precisam sair dos veículos para usufruir das atrações.

Em Criciúma, uma dessas experiências está confirmada para o sábado (20), às 20h. O estacionamento do Centro de Eventos estará reservado para os automóveis estacionarem e assistirem o show musical dos artistas Bruninho & Shipe, e Neguinho. Apesar da maneira diferente de trazer o entretenimento, o evento contará com algumas restrições: haverá limitação no número de carros; fica proibido assistir as atrações fora do veículo; o uso do banheiro será permitido apenas uma pessoa por vez, a qual o ocupante deve ligar o pisca alerta para receber o acompanhamento de algum funcionário da equipe; o uso de máscara é obrigatório quando fora do carro; e não será comercializado bebida e comida.