As mudanças de Murialdo

Prefeito Murialdo Gastaldon usou uma transmissão ao vivo no Instagram, ontem no final da tarde, para apresentar as mudanças do seu governo. Nada de muito novo. A principal delas é a ida de Geraldo Baldissera para a condição de secretário de Serviços Urbanos. Geraldo chegou a titubear antes de aceitar o desafio, mas acabou aceitando. Foi convencido que sua competência no setor, já mostrada no mandato passado, vai contribuir com o governo nesta segunda metade de mandato. A outra mudança é na Fundai. Ivan Réus deixa a função para voltar as atenções para sua vida acadêmica. “Essa saída já estava programada. Fico satisfeito com o trabalho desenvolvido e agora vou me qualificar para ajudar ainda mais a comunidade’, ressalta Ivan. De fato a Fundai vive um grande momento, tem alcançado números positivos, se tornado referência para a região. Agora a missão de continuar esse trabalho será de Luciano Cardoso, funcionário de carreira do município. Na FME, desmembrada da Fundação Cultural, o professor Eduardo Simão Silva é o novo presidente.

Os números

Dados compilados do ano passado mostram um crescimento considerável no surgimento de novas empresas em Içara. Números que confirmam o que antecipamos aqui ao longo do ano nesta coluna. Içara é a economia do momento, referência para a região e que deve seguir a linha de crescimento ao longo dos próximos anos.

Exemplo

Para quem gosta de ir para as mídias sociais e ataca a todos de todas as formas, um recado. Um morador de Nova Veneza foi condenado pela Justiça e vai ter que indenizar o prefeito Rogério Frigo. O alcaide era alvo constante da ira do morador que não poupava adjetivos. Além da multa financeira, ele também vai ter que fazer uma manifestação pública pedindo desculpas e ainda prestar serviços comunitários. Todo mundo tem direito de ter opinião, mas o respeito ao outro precisa ser colocado sempre na balança e principalmente é preciso entender que sua liberdade termina onde a do outro começa.

Definido

Deputado Marcos Vieira vai comandar a CPI das Pontes, que foi implantada na Assembleia Legislativa. Decisão foi tomada ontem em encontro no Parlamento. O PSL brigava pela vaga, mas acabou sendo derrotado.  O deputado Jessé Lopes, que pleiteava a vaga ,reclamou da manobra de PP e PSDB e afirmou que a CPI deve terminar em pizza.

Notificando

Ministério Público quer que o Governo de Criciúma notifique os moradores da cidade que ainda não construíram suas calçadas dentro das normas. Quem não adequar a obra vai ser multado. O prazo deve ser de seis meses

Na escola

Vereadores Rodrigues Mendes, Lauro Nogueira e Silvia Mendes protocolaram na Câmara projeto Alunos no Legislativo. Proposta quer levar as crianças da rede municipal para a Câmara. Não é um Câmara Mirim e sim um programa para permitir que os mais jovens conheçam de perto o funcionamento do Legislativo e a função dos parlamentares.

Sugerindo

Os vereadores que compõem a Comissão de Obras do Legislativo estiveram reunidos na tarde dessa quarta-feira com a secretária de Obras e Infraestrutura de Criciúma, Kátia Smielevski, para apresentar a proposta de construção de um viaduto de ligação entre os bairros São Cristóvão e Pio Corrêa. A obra, conforme os parlamentares, escoaria o trânsito de veículos que chega à cidade pela Via Rápida e causa filas na avenida Gabriel Zanette. Conforme o projeto, um viaduto seria construído ligando a rua Augusto Carlessi e rua Independência, fazendo a transposição por cima da avenida Centenário.

Viabilidade

Por parte do município, um estudo de viabilidade da obra deverá ser executado. “Essa ideia de transposição da avenida Centenário nesse ponto está prevista no Plano Diretor. A partir dessa reunião vamos realizar o estudo, verificar os custos iniciais para que junto com os vereadores possamos captar recursos para realização dessa obra”, explicou a secretária.

Aval das comunidades

Os vereadores pontuaram ainda que nenhuma obra será executada sem o aval das comunidades envolvidas. Para o empresário e morador do bairro São Cristovão, Jorge Evangelista, a obra daria maior mobilidade para a região. “É muito importante e precisa sair do papel”, considera.