Nota Oficial:

Sobre Missas e Atividades Pastorais na Diocese de Criciúma

Caros irmãos e irmãs,

Considerando a nota do Governo do Estado de Santa Catarina sobre a reabertura das igrejas e a volta de missas com a presença física dos féis; Considerando a portaria da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina que regulamenta esse retorno; Considerando a reunião com os padres que compõem a coordenação diocesana de pastoral, ouvindo profissionais da área da saúde e também ouvindo algumas de nossas lideranças leigas. Comunicamos que nossas missas e atividades com a presença física dos fiéis devem permanecer suspensas. No dia 5 de maio de 2020, haverá uma nova reunião e daremos um novo parecer, sempre visando o melhor para todos os nossos fiéis.

De igual maneira exorto aos nossos padres, bem como a todo o povo de Deus, a permanecermos firmes na oração. Nossas igrejas na medida do possível e obedecendo as normas sanitárias devem permanecer abertas para a oração individual dos fiéis. Continuemos com nossas transmissões de missas, celebrações, momentos de oração, formações, via rádio, TV e pelas redes sociais. Sejamos solidários e presentes junto as famílias que sofrem a perda de seus entes queridos, na medida do possível, seguindo as normas sanitárias atendamos nosso povo, e procuremos, com os devidos cuidados, deixar nossas secretarias paroquiais abertas.

Por fim exorto a todos a estarem muito atentos as famílias necessitadas.  A Igreja tem a missão de ser para todas as famílias presença solidária e caritativa. Motivemos de todas as maneiras o cuidado e a assistência aos mais pobres. Somos convocados a sermos uma Igreja Samaritana.

Assim estaremos unidos na fé, esperança e caridade.

Paróquia São Miguel Arcanjo realiza ação social para ajudar aos mais necessitados

Paróquia São Miguel Arcanjo da Vila Nova em Içara realiza ação social em virtude do COVID-19, por isso eles estão arrecadando alimentos para montar cestas básicas que serão doadas para famílias em vulnerabilidade social que pertencem a paróquia.

De acordo com o Pároco Padre Lucas Bombazar, esse é o momento de unir esforços e ajudar a quem precisa. “Precisamos nos unir e ser solidários com nossos irmãos que estão passando necessidades nesse momento na qual o país está enfrentando essa pandemia. Não podemos fechar os olhos, se cada um fizer sua parte, com o pouco de cada um podemos ajudar a quem precisa”, destaca o pároco.

Paróquia Sagrada Família: Uma igreja em saída

“Uma igreja em saída” é o que nos pede o Papa Francisco desde que assumiu como Pai da igreja. Uma igreja mais humana e que e solidariza com a dor e a necessidade do próximo. E a partir disso que voluntárias da Pastoral Social vem fazendo ao longo dos dias.

Com a Pandemia por conta do Covid-19 muitas pessoas, entidades e até a própria igreja está se mobilizando para ajudar a quem precisa neste momento em que o mundo está enfrentando. Por conta disso, desde antes de iniciar o isolamento social, a Pastoral Social e o Pároco da Paróquia Sagrada Família já estavam preocupados com o impacto que o Covid19 causaria na arrecadação de alimentos para atendimento das famílias cadastradas na paróquia. Segundo a secretária da Pastoral Social da Paróquia Sagrada Família de Araranguá, que pertence a Diocese de Criciúma, Liliane Rodrigues Menegaro é neste momento que todos precisam se unir.