No Estado, o número de infectados entre 30 e 39 anos é o maior das faixas etárias

Da Redação

Foi confirmada na manhã de ontem (7) a morte do sexto paciente por coronavírus no sul do Estado. Deison Freitas, morador de Tubarão, estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora da Conceição desde o dia 19 de março, e recebeu o diagnóstico da doença no dia 23. Com 34 anos, a vítima de Covid-19 se torna a segunda mais jovem de Santa Catarina.

O outro caso de morte em que o paciente não se encontrava no grupo de risco da pandemia também ocorreu na região sul. Aislan Corrêa, de 32 anos, que estava internado no Hospital São Donato, em Içara, era morador de São Ludgero e faleceu pela doença no sábado (4). Assim como o professor de música de Tubarão, Corrêa não possuía histórico de doenças respiratórias.

O boletim divulgado na segunda-feira (6) pelo Governo de Santa Catarina informou que dos 417 casos confirmados de coronavírus no Estado, 90 são de pessoas na faixa entre 30 e 39 anos de idade, o que corresponde a 21,6% do total, sendo assim, a faixa etária com mais casos. Pacientes infectados com idade entre 20 e 29 anos representam 13,7% e em menores de 19 anos já foram confirmados dois casos.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou ainda em março, em entrevista coletiva do dia 20, a importância do isolamento social de todas as faixas etárias. “Tenho uma mensagem para os mais jovens: vocês não são invencíveis; o vírus pode colocá-los no hospital por semanas ou até matá-los. Mesmo se vocês não ficarem doentes, as escolhas que vocês fazem sobre aonde vão podem significar a diferença entre a vida e a morte para outra pessoa”, dissera ele na época.