Prefeitos fazem reunião para unificar decisões

29

Último decreto definido em reunião não foi seguido por todos, que voltaram atrás da decisão

Criciúma, Içara e Região

Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) farão uma nova reunião hoje, às 10 horas, para tentar unificar as decisões em torno dos decretos em vigor hoje na região. O prefeito de Cocal do Sul e presidente da entidade, Ademir Magagnim, defende que os prefeitos mantenham as decisões tomadas nas assembleias realizadas para as tomadas das decisões em conjunto. “Precisamos unificar as definições, mas o novo decreto do Estado da última sexta-feira deu uma clareada nas medidas a serem tomadas”, explica Magagnim.

O prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, também defende que as decisões tomadas em conjunto precisam ser respeitadas. “As decisões tomadas e colocadas em ata precisam ser seguidas por todos, não adianta sair da reunião e tomar outra decisão”, defende Gastaldon.

Toda polêmica surgiu após as definições da última semana, quando a Amrec definiu por medidas mais restritivas na região para conter a propagação do novo coronavírus. As decisões foram tomadas na quarta-feira e o prefeito Clésio Salvaro já definiu que não seguiria, inclusive saindo antes que acabasse o encontro.

Também o prefeito de Urussanga seguiu o prefeito de Criciúma e um dia depois foi a vez de Forquilhinha e Nova Veneza fazerem novos decretos adotando novas regras, como a permissão da abertura nos fins de semana dos supermercados bares e restaurante.

Gastaldon seguiu a determinação tomada na Amrec, mesmo sendo pressionado pelos donos de restaurante. Ontem, a Associação dos Supermercadistas entrou com ação para tentar reverter o decreto, mas tiveram liminar negada. “Esta decisão vem confirmar que tomamos a medida certa”, disse o prefeito, que espera que os prefeitos tenham uma definição unificada hoje.

Decisões em outros municípios

Diferente da decisão tomada em Içara, onde os supermercados não foram autorizados a abrir, em Cocal do Sul e Siderópolis, a Justiça determinou que os supermercados funcionassem no fim de semana. Além de Içara, Balneário Rincão, Lauro Muller e Morro da Fumaça permaneceram com os supermercados fechados no fim de semana.