No Republicanos

Candidato natural à reeleição e assediado por gigantes como PSDB e MDB, Carlos Moisés manteve sua estratégia e confirmou hoje sua filiação no Republicanos. O ato foi realizado em Brasília, com a presença do presidente Nacional Marcos Pereira e do líder do partido em Santa Catarina, deputado Sério Motta. Agora Moisés vai reforçar as articulações para definir seu vice. Eleito pelo PSL na onda Bolsonaro, descolou rapidamente da figura do presidente, adotou posturas mais ponderadas e acabou causando a ira dos apoiadores do chefe do executivo nacional. Enfrentou dois processos de impeachment, mas conseguiu recuperar sua imagem na segunda metade do mandato e tem dito, ao longo das últimas entrevistas, que sua grande ação foi varrer a corrupção de Santa Catarina e adotar uma gestão municipalista e de respeito ao dinheiro público. É com esse discurso que Moisés vai buscar um segundo mandato.

Do MDB não

A grande vontade de Moisés é ter um vice do MDB. Mas tão logo a especulação ganhou força, o presidente do MDB Celso Maldaner já se antecipou. Segundo ele, a possibilidade não existe. Segundo ele a base do partido não aceita e o MDB vai mesmo para a disputa com Antídio Lunelli.

Corrida aos postos

A noite chuvosa de quinta-feira terminou com uma verdadeira corrida aos postos de Criciúma. A cena se repetiu em várias cidades de Santa Catarina. Para fugir do reajuste de 18% ou de R$ 0,44 centavos no litro, anunciado pela Petrobras e que passou a valer na sexta-feira, muitos motoristas resolveram iniciar a noite enfrentando filas. A cena vista hoje fez os mais experientes lembrarem uma imagem que se tornou comum nos tempos de hiperinflação, quando todos corriam para os postos e supermercados sempre que um novo aumento era anunciado.

Greve

Caminhoneiros começam a movimentar e não descartam uma paralisação. Categoria foi surpreendida com o aumento no preço do Diesel e não descartam a possibilidade de realizar uma nova greve para protestar contra a alta nos preços.  Em algumas cidades do Brasil a sexta já foi de protestos.

Intervenção

Depois de mais um aumento no preço dos combustíveis, que assustou os brasileiros, movimentos no Congresso tentam buscar alternativas para frear as altas e tornar o produto menos pesado no orçamento da população. Para o professor e economista Enio Coan já passou da hora do governo fazer alguma coisa. “O governo tem que fazer alguma coisa sim e não deixar nas mãos da Petrobras que defende apenas o seu investidor privado e internacional. O governo é dono de mais da metade da Petrobras. Tem que fixar o lucro da Petrobras, criar mecanismos para que possamos dar mais tranquilidade para a nossa economia e para o nosso consumidor”, ressalta Coan.

Sem máscara

A partir de hoje, às máscaras são opcionais em todos os ambientes em Santa Catarina. Estado afirma que a decisão foi tomada com base na queda no número de casos e no avanço da vacinação.

Eron fora

Eron Giordani anunciou sua saída do governo estadual. Chefe da Casa Civil, pretende agora disputar o processo eleitoral deste ano e por este motivo resolveu antecipar a sua desincompatibilização.

De Madeira

Governo de Içara definiu por uma ponte de madeira como alternativa para amenizar o transtorno na rodovia Lino Zanolli. A ponte fixa caiu no início da semana e uma nova vai demorar pelo menos seis meses para ficar pronta.