Número de vagas no Sine em SC vem baixando

12

Ainda que a oferta varie de mês a mês, sinalização é que o número diminui desde a entrada dos novos governos

Da Redação

Santa Catarina tem nesta semana 4.934 vagas de emprego disponíveis pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine-SC). O número baixo de vagas deste ano, mostrando que os empregadores não estão contratando como contratavam nos meses anteriores e com governos de Bolsonaro (federal) e Moisés (estadual).

Ainda que os dados sejam menores, o governo estadual mostra otimismo. “Santa Catarina, mesmo sendo um estado pequeno, gerou um saldo de 59.372 novos empregos com carteira assinada nos primeiros 5 meses de 2023. Nosso papel é facilitar a vida do empreendedor, para que ele invista, a empresa dele cresça e isso gere ainda mais empregos”, destacou o governador Jorginho Mello.

As ofertas estão disponíveis em várias cidades e englobam como pré-requisito desde nível fundamental a superior. Destas vagas, 250 são para pessoas com deficiência (PcD). “O setor de serviços é o maior motor da economia e tem bastante espaço para crescer, e deverá ter um papel relevante no aumento da atividade econômica nos próximos meses. O Governo de Santa Catarina trabalha com ações que geram mais oportunidades e movimentam a economia do estado. O Sine tem esse papel fundamental de ser a ponte entre quem busca uma oportunidade e as empresas que oferecem vagas”, afirma o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck.

Os candidatos podem acompanhar as vagas via aplicativo do Governo Federal Sine Fácil, que pode ser baixado no smartphone ou tablet. Lá, o trabalhador poderá conferir as oportunidades de emprego, candidatar-se a uma vaga e também dar entrada no seguro-desemprego. As mesmas funcionalidades também estão disponíveis no portal Emprega Brasil.,