Governo erra contagem de casos de coronavírus em mais de 30 mil

61

Número total de casos por Covid-19 subiu de 146.864 para 177.777, 30.913 a mais.

Da Redação

O Governo de Santa Catarina percebeu uma falha no sistema de acompanhamento da pandemia e refez os cálculos do número total de casos de Covid-19 no estado. Após a descoberta da falha na contagem, o número aumentou em 30.913 casos. De 146.864 apontados domingo, saltou para 177.777 divulgados ontem (veja quadro)

Em entrevista ao programa Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, Raquel Bittencourt, superintendente de vigilância em Saúde de Santa Catarina, confirmou o erro na contagem e falou sobre os novos números. A falha na contagem dos casos de coronavírus, segundo a superintendente, aconteceu por dois motivos: o primeiro, quando alguns casos foram registradas duas vezes pelos municípios ou pelo Estado. Estas ocorrências duplicadas eram registradas com critérios diferentes para comprovar a Covid-19. Dessa forma, o mesmo caso apresentava duas formas de comprovação e era descartado pelo Estado; a outra falha foi observada quando os dados do sistema de registro do governo federal eram transferidos para uma planilha de controle. Como era colocado na planilha sem padrão, segundo Bittencourt, os dados apresentavam novas divergências, e também eram descartados. Os casos resultantes desses dois erros, portanto, acabaram reduzindo o quantitativo total de casos em Santa Catarina.

“Nós construímos nossos sistemas para captar os dados do governo federal. É uma construção em andamento e está sendo aperfeiçoada com o tempo. Estamos em comunicação com o órgão para que essa falha não ocorra mais”, explicou Raquel.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, o montante de casos não altera a curva de contaminação pelo coronavírus em Santa Catarina.

O erro nos números de coronavírus ocorreu pela segunda vez. Em 22 de agosto, os números de óbitos pelo coronavírus em Santa Catarina estavam errados. Havia mortes registradas duas vezes na base de dados abertos do Estado e até uma mulher curada cadastrada como vindo a óbito.

Novos números

No Boletim Epidemiológico divulgado ontem, Santa Catarina registrou 177.777 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 167.048 se recuperaram e 8.469 estão em acompanhamento. O coronavírus causou 2.260 óbitos no estado até agora, com taxa de letalidade de 1,27%.

O número de leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) disponíveis em todo o estado é de 1.475, dos quais 1.034 estão ocupados, sendo 419 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação geral é de 70,1% e há 441 leitos livres atualmente.