Seminários acolhem mais um ano letivo

“Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça” (Jo 15,16). Com alegria, os seminaristas da etapa do discipulado começaram mais um ano formativo na última quarta-feira, dia 5, juntamente com 12 seminaristas de 4 dioceses do Estado no Seminário Filosófico de Santa Catarina – SEFISC. Com isso, no dia 10, deu-se início as atividades acadêmicas do curso de filosofia na Faculdade São Luiz, em Brusque. E, por fim, no mesmo dia os seminaristas receberam a visita daqueles que encerraram a etapa da configuração e aguardam a sua ordenação diaconal, que será no dia 8 de março no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara.

Cúria acolhe serviços

Na tarde desta sexta-feira, 31, o bispo diocesano Dom Jacinto Inácio Flach empossou como novo Ecônomo da Diocese de Criciúma, Pe. Antônio Vander da Silva e o novo Chanceler, Pe. Joel Sávio.

Na oportunidade, o bispo reuniu na sede da cúria diocesana, em Criciúma, os colaboradores e apresentou os novos membros que passarão a desempenhar suas atividades. Ao mesmo tempo agradeceu à Maria Mezzari e Pe. Egídio Schmoeller pelos trabalhos realizados nos últimos 5 anos.

Tanto Pe. Antônio Vander quando Pe. Joel Sávio acumulam a nova função e permanecem em suas atividades como reitor do Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, e Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, respectivamente.

Ao Ecônomo cabe o ofício de zelar pela saúde das finanças e executar as decisões relativas à administração econômica, tomadas pelo Bispo Diocesano.

A função do chanceler é um ofício necessário e importante para a organização eclesial diocesana. Na verdade, um chanceler diocesano é um notário e secretário da cúria. Nesse sentido, o Código de Direito Canônico no seu cânon 482 §1, orienta que em cada cúria diocesana seja constituído um chanceler, cuja função principal é redigir e despachar os atos da cúria. Estes atos destinados a ter efeito jurídico devem ser assinados pelo ordinário do qual emanam, e isso para a validade, e ao mesmo tempo pelo chanceler. A maior parte dos documentos oficiais com os quais trabalha é constituído de provisões, decretos, portarias, atas, processos de ordenações entre outros.

Alesc realiza sessão especial

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), realiza no dia 2 de março de 2020, às 19h, uma Sessão Especial em homenagem à Campanha da Fraternidade 2020 e ao jubileu de 50 anos de instalação do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Sessão será realizada no plenário Deputado Osni Régis, na sede do legislativo catarinense, em Florianópolis (SC).

Por proposição do deputado estadual padre Pedro Baldissera (PT/SC), tradicionalmente esta metodologia de Sessão Especial acontece todos os anos, trazendo para a casa legislativa discussões referentes à temática da Campanha da Fraternidade promovida pela CNBB em todo o país. Em 2020 de modo especial, além da homenagem à Campanha da Fraternidade, o deputado também propôs a recordação do cinquentenário da instalação da expressão regional da CNBB em Santa Catarina.

Campanha da Fraternidade 2020

A Campanha da Fraternidade é o modo com o qual a Igreja no Brasil vivencia a Quaresma. Há mais de cinco décadas, ela anuncia a importância de não se separar conversão e serviço à sociedade e ao planeta. A cada ano, um tema é destacado, assim, a Campanha da Fraternidade já refletiu sobre realidades muito próximas dos brasileiros: família, políticas públicas, saúde, trabalho, educação, moradia e violência, entre outros enfoques.Em 2020, a Campanha convida, por meio de seu texto-base, a olhar de modo mais atento e detalhado para a vida. Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), busca conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, casa comum.A partir do Seminário Regional da Campanha da Fraternidade, realizado em Lages (SC), nos dias 30 de novembro e 1 e 2 de dezembro de 2019, a Igreja em Santa Catarina já vive a expectativa da abertura da Campanha que, desde o ano de 1962, movimenta e sensibiliza dentro de diversos temas as comunidades cristãs de todo o país.

Criada em 2 de janeiro de 1970, a CNBB Regional Sul 4 é uma representação da CNBB em Santa Catarina. É composta por bispos das dez dioceses catarinenses — Chapecó, Joaçaba, Caçador, Rio do Sul, Blumenau, Joinville, Lages, Criciúma, Tubarão e a Arquidiocese de Florianópolis. Diversas Pastorais, Organismos e Movimentos estão integradas ao Regional. O Regional Sul 4 é responsável pela organização e motivação dos trabalhos pastorais da Igreja em solo catarinense. Sendo um espaço de colegialidade e sinodalidade, a instituição atua em diversos âmbitos eclesiais e sociais.