Volta às aulas na rede estadual de ensino ocorre hoje, amanhã e dia 10

117

As regionais que começam no dia 10 pediram o adiamento das aulas para se adequar ao ano letivo das redes municipais, como é o caso da região carbonífera

A volta às aulas para algumas cidades de Santa Catarina ocorre hoje, como em Jaraguá do Sul, Canoinhas, Lages, São Joaquim, Campos Novos e Curitibanos. Na segunda-feira (10), começam os estudantes das regionais das cidades de Criciúma, Araranguá, Chapecó, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Maravilha, Palmitos, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste e Taió. As demais começam amanhã, de acordo com o calendário oficial.

As regionais que irão começar no dia 10 pediram o adiamento do começo das aulas para se adequar ao início do ano letivo das redes municipais e, consequentemente, da atuação do transporte escolar nas regiões. Estes neste grupo Criciúma e região carbonífera.

O ano letivo de 2020 da rede estadual terminará no dia 16 de dezembro e o recesso escolar será entre 20 de julho e 2 de agosto. Adequações no calendário podem ser feitas pelas escolas, juntamente com as Coordenadorias de Educação, de acordo com as necessidades e atividades locais e regionais. Ainda assim, é obrigatório o cumprimento à legislação, que determina o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas-aula. A exceção fica por conta das escolas que aderiram ao Novo Ensino Médio, que devem cumprir no mínimo 1000 horas-aula de atividades.

Formação de Professores

Nesta semana, enquanto os estudantes se organizam para o início do ano letivo, as escolas estaduais promovem a Formação Continuada de Professores da Educação Básica da rede. A capacitação é uma das linhas de ação do Programa Minha Nova Escola, do Governo do Estado, que visa a Qualificação Permanente de todos os profissionais.