Convite feito

Ex-prefeito de Criciúma e coordenador do PL na região, Márcio Búrigo aproveitou o fim de semana para oficializar o convite para que o vereador Israel Rabelo (MDB) assine ficha no PL. Em rota de colisão com o Paço desde o início do atual mandato, Rabelo se aproximou da oposição. Além dele, Toninho de Mello é outro que deve deixar o MDB e seguir para o ninho dos liberais. Na semana passada, Márcio Búrigo afirmou que o PL pode disputar o governo de Içara como cabeça de chapa ou buscar uma aliança. Neste caso, o mais provável é que PL e PP estejam juntos e que Toninho ou Israel apareçam como vice da progressista Dalvânia Cardoso.

Outro no PL

Apontado como uma das boas novidades do processo eleitoral em Forquilhinha, o vereador e presidente da Câmara, Maciel Da Soler, está decidido a disputar a vaga de prefeito no pleito deste ano. “Se for continuar na vida pública vou para disputa da Prefeitura. Na Câmara não continuo”, confirmou nesta manhã, durante entrevista ao Microfone Aberto da Massa FM. Ele também confirmou que deve deixar o MDB. “Fui um dos coordenadores da campanha do senador Jorginho Mello na região. Se optar pela mudança, devo mesmo ir para o PL. Queremos oferecer uma opção para a população de Forquilhinha. A cidade precisa abraçar suas origens e recuperar o tempo perdido”.

No cargo

Vice presidente da Cooperaliança, Paulo Silva está desde ontem no comando da cooperativa. O empresário vai ser o responsável pela gestão até o dia 2 de fevereiro. Neste período, Reginaldo de Jesus, o Dedê, vai estar de licença não remunerada. “É uma responsabilidade e ao mesmo tempo uma alegria estar à frente da Aliança na próxima semana. Já estou inserido neste contexto junto dos outros sete diretores e, agora, assumindo a presidência poderei colaborar ainda mais”, colocou Silva. No retorno de Dedê, a prioridade será preparar a empresa para o leilão de energia no Mercado Livre.

No Rincão

A oposição do Rincão segue trabalhando de olho no pleito de outubro. O PT, por exemplo, já iniciou sua série de discussões para tentar assegurar a presença do partido nas majoritárias. A informação é do vereador João Pícollo. “O PT quer ofertar uma proposta diferente para a comunidade. Queremos lembrar os moradores do Rincão que tudo o que está acontecendo no município faz parte do legado deixado pelo PT, que fez a primeira gestão e preparou a cidade”, pontua. Picollo também destaca que uma das prioridades neste início de ano é ajustar a nominata de candidatos à Câmara. “Temos que garantir a manutenção do partido no legislativo”, explica.

Lotado

Por falar em Rincão, o fim de semana foi de gala no município. Show nacional de Matheus e Kauan levou mais de 35 mil pessoas ao município, segundo dados da Prefeitura. Expectativa é que o movimento positivo siga ao longo de toda a temporada.

Sem denúncia

Caso de suposta violência doméstica que teria sido praticada pelo deputado Daniel Freitas teve o inquérito concluído. Delegada não encaminhou pelo indiciamento porque entendeu que não houve configuração de violência doméstica. Agora o documento vai ser analisado pelo Ministério Público.

Empregos

Içara teve 861 novos empregos formais gerados ao longo de 2019. É o melhor resultado dos últimos nove anos do Município. Somado aos dados desde 2017, o número é mais do que o dobro do ano anterior e já ultrapassa em 453 contratações as perdas de 1163 postos de trabalho ocorridas em 2015 e 2016, único período negativo no histórico apresentado pelo Ministério do Trabalho e Emprego a partir de 2002. Para dar ainda mais peso ainda a esse resultado é preciso esticar o pescoço para a vizinhança. Tubarão, por exemplo, tem o dobro da população de Içara, mas foi superada pela capital do mel na geração de emprego.