Educação é a prioridade

Líderes do Sebrae se reuniram na noite de quinta-feira na sede da Acic com representantes do Poder Público e lideranças empresariais. O encontro teve representantes da Amrec e da Amesc. O objetivo do encontro era um bate-papo para que eles pudessem conhecer de perto tudo que o Sebrae tem a oferecer e discutir também os desafios para os próximos anos. E na hora de falar de desafios a educação saltou aos olhos. Diretor superintendente do Sebrae-SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, lembrou que cada vez mais é necessário pensar em profissionais com bom raciocínio lógico, gente que vai precisar trabalhar na indústria 5.0. “Os profissionais de TI, gente que não vai apertar o parafuso, mas vai projetar a máquina que vai apertar esse parafuso. Por isso é fundamental que todos tenham a convicção de que a educação precisa de um grande investimento, principalmente a educação pública. A grande maioria dos futuros profissionais, quem vai fazer o Brasil girar na próxima década, está hoje em escola pública. Precisamos entender isso e brigar por investimentos”.

Sem chance

A informação que brotou durante os últimos dias nos bastidores, sobre uma possível candidatura de Ronaldo Benedet à Assembleia Legislativa não vai se confirmar. O ex-deputado já estaria envolvido na campanha de Tiago Zilli. O cenário que vai se desenhando, de fato, é de um MDB sem candidato na Amrec.

Buscando os tucanos

O “Interminável” Esperidião Amin vai aproveitar a semana para intensificar a conversa com os tucanos. Ele ainda acredita na possibilidade de indicativo de um vice do 45. Amin será homologado no próximo sábado. Ainda que o cenário político tenha Jorginho Mello como pré-candidato, Amin deve ser o candidato mais “bolsonarista” do Estado. O PP tem o presidente da Câmara, o Ministro da Casa Civil. Além disso, Amin tem a seu favor um longo relacionamento parlamentar com o Bolsonaro. Os progressistas acreditam que isso é suficiente para garantir o ex-governador e atual senador pelo menos no segundo turno.

Ativado

Depois de 20 anos pagando aluguel, agora o Corpo de Bombeiros de Içara tem casa própria. A inauguração foi realizada na quinta-feira e comemorada pelo Major Renan Fernandes. Conversei com ele na Massa FM e o comandante fez questão de destacar o envolvimento de muitas mãos para viabilizar a conquista. “Líderes políticos municipais, estaduais que lutaram para fazer que a obra saísse do papel. Temos hoje um Quartel amplo, adequado e pronto para atender cada vez melhor a população”.

Ainda delicada

Apesar dos investimentos anunciados pelo Governo e de estratégias usadas para tentar driblar a escassez de leitos de UTI, a semana termina ainda com cenário delicado em Santa Catarina. Leitos seguem lotados e não há como tirar a culpa do governo. Faltou prever que teríamos aumento de demanda, faltou planejamento e agora faltam profissionais.

Preocupação

Congresso promulgou a matéria que trata do piso mínimo da Enfermagem. O problema é que a proposta vira lei sem dizer de ontem municípios, hospitais e santas casas vão tirar o dinheiro para pagar esta conta. Vem mais dor de cabeça para a saúde.

Festa

Fim de semana promete ser de movimento intenso no Balneário Rincão. Festa da Tainha deve levar pelo menos 100 mil pessoas para o município e aquecer a economia da cidade.

Na segunda

Começa a cobrança do Estacionamento Rotativo em Içara. Modelo será o da CDL com valor de R$ 1,50 a hora e com a promessa de um atendimento bem mais humanizado.