UPA do Rio Maina terá cirurgias de menor complexidade

33

Distrito será beneficiado com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que deve atender mais de seis mil pessoas por mês

Mais de seis mil pessoas deverão ser atendidas por mês na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rio Maina, conforme a expectativa da Secretaria de Saúde de Criciúma. Após a inauguração do local, é prevista a diminuição nos atendimentos da UPA da Próspera, resultando em agilidade para todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O local funcionará para atender casos de urgência e emergência.

A unidade vai atender os moradores da região do Rio Maina, que tem aproximadamente 60 mil moradores. “Haverá mais rapidez no atendimento para as pessoas de lá. Vai salvar muitas vidas, porque muitas vezes não dá tempo de o cidadão chegar no hospital ou na UPA da Próspera, e muitas vezes nem no 24 horas da Boa Vista consegue chegar”, afirma o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Cirurgias de menor complexidade, já realizadas na unidade Próspera, serão feitas também na UPA do Rio Maina. O local terá salas raio x digital, eletrocardiograma e laboratórios de exames. “O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o SAMU, bem como o Corpo de Bombeiros”, destaca a gerente de Convênios e Projetos da Saúde Secretaria Municipal de Saúde, Neli Amboni de Souza.

A obra

A UPA está sendo construída, pela Engetom Construção Civil, no mesmo local onde funciona a Policlínica do Rio Maina, localizada na rua Santos Uggioni. O espaço está passando por uma reforma de 891 m² e ampliação de 262 m², com orçamento de R$ 1.557.508,12. Ainda não foi decidido para onde será levada Policlínica. A obra começou em novembro do ano passado e está prevista para ser finalizada ainda em 2020.