Casos ativos de Covid-19 diminuem ao menor patamar dos últimos dois meses

42

Pelos dados oficiais divulgados pelo município, a cidade alcançou o menor quantitativo de casos ativos desde 5 novembro

Içara e Criciúma

O momento é de retração da Covid-19 em Içara. Pelos dados oficiais divulgados pelo município, a cidade alcançou o menor quantitativo de casos ativos desde 5 novembro. O boletim mais recente indica 3.351 casos confirmados, 3.083 recuperados e 39 óbitos. Isto significa que há 229 pessoas em tratamento, das quais, 221 em isolamento domiciliar, cinco em leito clínico e três em terapia intensiva. A cidade soma ainda 10.394 casos descartados, 610 casos suspeitos e mantém o monitoramento de 4.480 içarenses.

Dentre os 39 óbitos, três foram inclusos entre os boletins dos últimos sete dias. No dia 8 foi comunicado o falecimento de uma mulher de 85 anos que estava em tratamento intensivo no Hospital São Donato. No dia 12 o Município também informou a morte de um homem de 73 anos que estava no Hospital São José de Criciúma. Já no dia 14 houve a manifestação do óbito de uma mulher de 45 anos que estava no Hospital São Sebastião de Treze de Maio. Conforme os dados divulgados, todos tinham doenças pré-existentes.

No Hospital São Donato, a ocupação até o fim da tarde de quinta-feira era de 70% na Unidade de Terapia Intensiva dedicada à Covid-19, onde há 10 leitos para atendimento da pandemia. A regulação é realizada pelo Governo do Estado, portanto, a ocupação não se restringe a pacientes de Içara. Ainda conforme o boletim divulgado pela fundação filantrópica, todos os pacientes na UTI possuem diagnóstico confirmado. Já na clínica há dois pacientes sob os cuidados da entidade, ambos com diagnóstico positivo.

Menos internações no São José

A quantidade de pacientes internados no Hospital São José, de Criciúma, também vem caindo nos últimos dias. O hospital, que ficou por mais de um mês com 100% de seus leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados entre os meses de novembro e dezembro, atualmente conta com quase metade dos leitos livres.

“Começamos o ano com um número de internações bem abaixo do ano passado. Hoje contamos com 41 pacientes internados, entre suspeitos e confirmados, sendo que a ocupação dos nossos leitos de UTI do SUS é de 51%. Dos 35 disponíveis, 18 estão sendo ocupados”, destacou o diretor técnico do São José, Raphael Elias de Farias.

Segundo o diretor técnico, o volume de internações se mantém bem abaixo do que foi visto no último mês, quando chegou a ter quase 200 pacientes internados. Hoje há 89 pessoas em leitos.

Colaboração Lucas Lemos
Canal Içara