Bem mais gostoso do que caro

Chef PV Show ensina formas de uso do lombo bovino, uma carne macia e de excelente custo benefício, em receitas na frigideira

O Lombo bovino é uma peça longa. Ela está localizada nas costas do animal. Uma ponta está próxima ao acém e a outra perto da alcatra. Por começar no dianteiro e terminar no traseiro, ela tem diferentes texturas, mesmo sendo a mesma carne. A industrial, sabendo disso, ainda desenvolveu os cortes nobres com osso. É do lombo que sai o Prime Rib, uma parte do T-bone, o tomahawk e outros.

Mas de toda essa carne incrível, vamos trabalhar hoje com o chorizo, que é o bife retirado da parte frontal do lombo, perto ao acém. É uma carne menos macia que o ancho, por exemplo, mas ainda pode ser incrível.

Abaixo seguem três receitas com fotos. A você, cabe escolher a sua favorita e ir para o fogão. As vídeo aulas com o passo a passo de todas essas receitas estão no Youtube, que você acessa pela QR code postada aqui na matéria.

Entrecote e Ancho ao alho e óleo: Quando retiramos a gordura do contra filé, obtemos o entrecote. E essas carnes são saborosíssimas grelhadas. Se você quer um bife bem passado, faça-o fino. Se prefere mal passado, corte a carne mais espessa. Alho, óleo e felicidade.

Espetinho de contra filé:  A carne macia e com gordura do contra filé permite a produção de espetinhos absurdamente deliciosos. É claro que não é uma receita para fazer dinheiro vendendo na rua, mas para você consumir em casa.

Bife Acebolado: O Bife acebolado é uma delícia. Suculento e ao mesmo tempo doce. Na receita com o contra filé, servimos uma peça alta para você porcionar na mesa. Ficou demais.

O contra filé vai ser tornar um coringa na sua cozinha. Ele ainda pode ser feito no forno e principalmente, na churrasqueira, com aquele sabor incrível de churrasco.

Para você ter uma ideia, o contra filé pode ser comprado com diferentes nomenclaturas e por inúmeros preços, de acordo com a apresentação. Do lombo sai o bife ancho, o bife de chorizo, o entrecote, o prime rib, o bife de tira, o t-bone e a bisteca fiorentina, por exemplo. Em algumas dessas peças, outros cortes de carne vem junto.

É um universo de possibilidades. E esse universo é bem perigoso! Quando você começar, pode ser que vicie e não pare nunca mais. Se você tem alguma sugestão de receita, ou também de tema para a nossa coluna, escreva para pvdalpont@gmail.com.