Atendimentos auxiliam na garantia de diretos da população içarense
A Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda apresentou números de procedimentos e atendimentos realizados no último ano. Por meio dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, a Política de Assistência do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de Içara, realizou no ano de 2019 12.805 mil procedimentos de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social, totalizando 80.043 mil procedimentos técnicos e administrativos realizados por meio dos 52 trabalhadores do SUAS que compõem o quadro de recursos humanos desta Política Pública.
Conforme a secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Karoline Calegari, o número de procedimentos é superior ao de atendimentos, pois um cidadão pode necessitar de mais de um procedimento dentro da pasta. “Como procedimento são considerados encaminhamentos visita domiciliar, reunião familiar, desbloqueio de benefício, agendamento de perícia social, encaminhamento em geral, estudo de caso, orientação, participação em audiências, para famílias e indivíduos com violação de direitos sem rompimento de vínculos. Já o atendimento é a ação de receber os cidadãos que procuram a Pasta, quando é feito o primeiro contato. Os procedimentos são necessários quando há necessidade de acompanhamento mais longo ou encaminhamento para outro equipamento/serviço”, explica Karoline.
“É importante e salutar prestar contas ao cidadão do trabalho desta pasta tão valiosa, que presta um atendimento humanizado aos içarenses, por meio de projetos e ações. Com certeza ainda há muito que ser feito para essa faixa da população que precisa dos cuidados da administração pública. Entendemos que existem muitos desafios, mas o bem comum nos move a continuar lutando por melhorias e qualidade de vida. Em 2020 continuaremos trabalhando para oferecer serviços com ainda mais qualidade à população”, ressalta a secretária.
Os números também foram apresentados de forma detalhada conforme os atendimentos e procedimentos de cada setor. No CRAS do bairro Jaqueline, foram 3.365 atendimentos resultando em 10.115 procedimentos. O mesmo órgão em Esplanada atendeu 1.547 usuários com 6.120 procedimentos. No Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) foram 450 atendimentos com 21.870 procedimentos.
Ainda no Serviço de Proteção Social Especializado de Alta Complexidade ocorreram 25 atendimentos com 3.164 processos. No órgão gestor que compreende programas como Cadastro Único, Bolsa Família e Benefícios Eventuais os atendimentos somam 7.418 e os procedimentos 38.774. Entre o público atendido e beneficiado, em sua maioria estão famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social e famílias e indivíduos com violação de direitos sem rompimento de vínculo.