Deve passar

Na próxima segunda-feira, a Câmara de Vereadores de Içara tem sessão extraordinária. Momento para limpar a pauta. Entre os projetos, dois se destacam. Um deles trata do orçamento do executivo para 2020, o outro, em segunda votação, pretende garantir que, a partir de 2020, metade de toda a arrecadação do IPTU, seja quem for o prefeito, seja garantida para a manutenção do Hospital São Donato. Deve passar. Na primeira votação, aliás, foi aprovado por unanimidade. No entanto, nos últimos dias, houve agitação nos bastidores da Câmara e a informação era de que alguns vereadores estariam mudando de ideia e tentando convencer que a proposta é inconstitucional. O burburinho deixou a direção do São Donato com a pulga atrás da orelha e também não é para menos. Esse dinheiro é fundamental para custear a instituição e permitir que ela possa continuar atendendo bem a população e se reforçando cada vez mais. Me recuso a acreditar que exista, de fato, alguém pensando em votar contra, alguém pensando em questionar na justiça uma verba para a saúde, verba para o São Donato. Seria suicídio político e uma afronta a população que mais precisa do serviço.

Devolvendo

Câmara de Vereadores de Içara fecha o ano devolvendo 1,3 milhão de reais em recursos para os cofres públicos. “Conseguimos ter um ano de muitas ações, mas mesmo assim mantivemos nossos gastos equilibrados. Temos sim bons motivos para celebrar”, afirma Rodrigues Mendes. Segundo ele, a meta para o ano que vem é definir a compra do prédio onde o legislativo está instalado atualmente. “Com isso vamos sair do aluguel e economizar ainda mais o dinheiro público”.

Saldo de empregos

Içara deve fechar o ano perto das mil vagas de empregos geradas em 2019. De acordo com os últimos números divulgados pelo Caged são 958 postos de trabalho com carteira assinada gerados neste ano na cidade. Os números são bem melhores que os registrados no ano passado. No mesmo período, em 2018, a cidade de Içara havia gerado 566 postos de trabalho. A expectativa é que os números continuem subindo e alcancem um novo patamar no ano que vem.

Empolgado

Conversei nesta sexta-feira com o vice-presidente da CDL. Paulo Brígido, que também é secretário de desenvolvimento econômico, não esconde o otimismo. Entende que a economia da cidade vive um momento impar e aposta que, por conta disso, o ano vai terminar de maneira positiva. “Nosso comércio tá muito bem. As lojas estão cheias, as pessoas circulando com sacolas, com compras. Vamos atingir nossa meta e terminar o ano muito bem”, acredita.

Extraordinária

Prefeito Clésio Salvaro convoca na segunda-feira uma sessão extraordinária da Câmara em Criciúma. Quer votar o projeto de reforma da previdência dos servidores. Na prática vai fazer o mesmo que Içara já fez. Eleva para 14% a contribuição dos servidores para a previdência municipal. “Se não for assim não há como o município suportar isso”, comenta. A tendência é que a sessão seja quente e marcada por protestos.

Depois do verão

É praticamente consenso entre os partidos políticos que pretendem disputar a eleição em Içara: passado o carnaval, as conversas tendem a esquentar. A partir deste período vamos sair do processo de especulação para a consolidação do cenário. Aposta é de que a cidade tenha pelo menos três candidatos.