Tele saúde

Município de Criciúma lançou ontem o serviço de Tele saúde. Em entrevista a Massa FM o secretário Arleu da Silveira explicou que o objetivo é permitir que pacientes que precisam do sistema de saúde do município possam passar por uma triagem e tenham o seu atendimento agilizado. O serviço estará disponível via whatsapp através do número 3445 84 00 e também vai servir para agendar consultas e demais procedimentos. “Vai funcionar mais ou menos como funciona o serviço de triagem no Pronto-Socorro. É a evolução do nosso telecovid. Do limão fizemos uma limonada e passamos a oferecer mais um serviço para o criciumense”, comentou Arleu. Outra ação também ativada através do tele saúde é o agendamento de consultas e procedimentos. “Também esperamos com esse sistema reduzir o número de faltas em consultas na cidade. Isso tem gerado prejuízo e aumentado a fila de espera. Nosso objetivo é deixar o cidadão ciente de que ao faltar a consultar o paciente vai para o final da fila de espera. Esse é um problema que precisa ser enfrentado”.

Fugindo da vacina

A baixa procura pelas doses de vacina contra o sarampo e a gripe segue preocupando. De acordo com dados da Vigilância em Saúde de Criciúma, apenas 13% das crianças foram imunizadas contra o sarampo e só 40% do público alvo se vacinou contra a gripe. Em entrevista à Massa FM, o coordenador das vigilâncias, Samuel Bucco, reforçou o apelo para que as pessoas procurem as unidades de saúde para receberem as doses. A campanha termina dia 3 de junho e até lá o município precisa atingir a meta de 90% de imunização do público alvo. “A vacina é segura, importante para garantir que não tenhamos uma epidemia de gripe nem o surgimento de casos de sarampo, mas infelizmente as pessoas não estão procurando a vacina”.

Estragos

Municípios da região devem concluir ainda hoje a totalização dos prejuízos provocados pela enxurrada da última semana. A informação é do coordenador regional da defesa civil Rosinei da Silveira. Segundo ele o maior volume de estragos se concentrou na infraestrutura das cidades, mas também há perdas consideráveis na produção rural. Em entrevista à Massa FM, ele explicou que é com base nestes relatórios que as cidades poderão buscar recursos junto ao governo do Estado e a Governo Federal.

Últimos passos

CDL de Içara deve assumir no próximo mês o serviço de estacionamento rotativo da cidade. A medida depende apenas da aprovação da Câmara de Vereadores. Segundo o presidente da CDL Paulo Brígido o serviço é uma necessidade para a área central de Içara. Ele explica que o novo rotativo terá valor de R$ 1,50 a hora. Em caso de lucro a CDL pretende reinvestir os valores em eventos na própria cidade.

Mais dois casos

Município de Içara está redobrando os alertas por conta da dengue. Mais dois casos foram confirmados na cidade. Agora são quatro. São casos contraídos dentro de Içara, que também está com vários focos do mosquito. Essa é uma combinação preocupante e a cidade precisa ficar atenta para que não tenhamos um crescimento exponencial de casos que complique o sistema de saúde da cidade.

Plano Diretor

Câmara de Vereadores de Nova Veneza está começando a discutir o seu plano direto. Enquanto isso em Içara a proposta segue parada na Câmara.

Manutenção

A necessidade do recapeamento da Rodovia Antônio Pedro Cândido, trecho entre o CTG Querência Praiana e a Construsilva Material de Construção (apenas referência), foi indicado pelo vereador Jairinho (PSD). Na proposição ao Poder Executivo, o vereador destaca que a rodovia serve de ligação a Via Rápida e a Zona Sul do Balneário Rincão.  “É preciso que faça o recapeamento, uma vez que a manutenção executada com asfalto a frio não foi eficaz, pois a pista já possui diversos buracos”, informou Jairinho.

Proposta

A deputada federal Geovania de Sá apresentou o relatório do Projeto de Lei (PL) 6074/2009, originário do Senado Federal (PLS 362/2005), que altera a Lei do Estatuto do Idoso para conferir ao Ministério Público atribuições quanto à proteção e defesa da saúde do idoso, bem como criminalizar a conduta que especifica. Geovania, que foi designada como relatora na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso), deu parecer pela aprovação da proposta, acatado por unanimidade.