Atividade física proporciona benefícios para o corpo e para a mente
Considerado uma das modalidades mais completas do mundo esportivo, o tênis é recomendado para pessoas de todas as idades. A atividade proporciona inúmeros benefícios aos seus praticantes, sendo ideal tanto para quem quer perder peso e entrar em forma, quanto para aqueles que precisam melhorar a concentração e a agilidade.
O coordenador de Tênis da Sociedade Recreativa Mampituba, Rodrigo Canuto, explica que o ideal é iniciar a prática do tênis ainda na infância, porém é possível aprender este esporte em qualquer idade.
“É sempre melhor tomar gosto pelo esporte de pequeno para ter o hábito de praticar atividades físicas. Mas, para quem já tem uma certa idade e deseja jogar tênis, há um todo um método especial de ensino. Começamos com bolas adaptadas, que são mais lentas do que as normais. A quadra também é mais reduzida. Isso facilita o aprendizado”, esclarece.
Habilidades e benefícios
Muitas habilidades são desenvolvidas através da prática do tênis. Entre elas, cita Canuto, estão a agilidade e a força. “Também podemos citar um bom tempo de bola, já que é preciso entender quando a bola sai de um lado da quadra e quando chega ao outro. Além disso, com a prática pode-se desenvolver o sentido de lateralidade. Com os treinos, todas essas valências são trabalhadas”, diz.
Além disso, o tênis tem diversos benefícios como queima de gordura, desenvolvimento dos músculos, melhora da autoestima e condicionamento físico. “Também contribui para a socialização. Isso porque, apesar de ser um esporte individual, os treinos são realizados em equipes”, explica o coordenador de tênis do Mampituba.
Segundo Canuto, o esporte também pode auxiliar pessoas com problemas de concentração. “É um esporte que ajuda bastante neste quesito, já que o praticante tem que estar sempre focado na bolinha, prestando atenção nas contagens, nos adversários. É muito indicado para essas pessoas”, esclarece.
Prática
Nem só de talento nato vive o bom jogador de tênis. É preciso empenho. “É uma mistura de talento com força de vontade e dedicação. Existem pessoas que não tem muito talento, mas que se dedicam e acabam atingindo seus objetivos. Assim como existem pessoas que tem talento e mais facilidade, mas não se dedicam e não tem os mesmos resultados dos mais esforçados”, afirma Canuto.