Prévias do MDB devem cair

Em nome da unidade do partido ficou decidido manter a realização das prévias para o dia 19 de fevereiro. Essa é a informação do partido, que também marcou uma reunião para este sábado para discutir detalhes deste encontro. A aposta nos bastidores, no entanto, é de que após este encontro será anunciada a decisão de cancelar as prévias. Até sábado, até antes deste encontro, pelo menos mais dois nomes devem oficializar sua pré-candidatura. Ontem Valdir Cobalchini já se inscreveu e outros devem seguir o mesmo caminho. Se isso se confirmar o cenário no 15 fica ainda mais tumultuado. Para colocar um freio de arrumação, o MDB deve aproveitar a decisão de Brasília, oficializando as Federações Partidárias, para suspender todo o processo. A alegação é simples e plausível. Como o MDB vai definir um nome e anunciar seu candidato se não sabe sequer ser irá formar uma federação com outro partido.

Federações

Federações, na prática, é a união de dois ou mais partidos para a disputa do processo eleitoral. A leitura é de que isso poderia configurar um drible a proibição das coligações, mas a avaliação do Supremo é que não. Entendimento foi de que as federações podem inclusive ajudar a organizar o processo eleitoral no país. Os partidos tem prazo até maio para formarem estas federações e precisam ficar juntos por pelo menos quatro anos.

Concurso

Morro da Fumaça abriu prazo para inscrição em processo seletivo e para Concurso público. As inscrições seguem até o dia 27 deste mês. Entre as oportunidades no Concurso Público, estão para professor, psicopedagoga, assistente social, fiscal do meio ambiente, além de vários outros. As informações detalhadas podem ser acessadas no link: https://portal.sctreinamentos.selecao.site/edital/index/abertos.

Em março

Presidente da Câmara de Vereadores de Içara, Itamar da Silva, disse ontem durante entrevista à Massa Fm que o Plano Diretor vai voltar para a pauta. “É fundamental que volte, porque é um projeto fundamental para fazer a cidade andar, progredir. Já ficou tempo demais sem votação. Nossa meta no ano passado era concluir os trabalhos, mas a pandemia impediu que fossem realizadas as audiências públicas. Agora em março, a gente vai receber o projeto de volta da prefeitura e vamos iniciar a tramitação para colocar em votação. É meta para o primeiro semestre”, projeta.

Estacionamento

Município de Içara segue discutindo nos bastidores alternativas para o estacionamento rotativo. A informação é do vereador Itamar da Silva. Segundo ele o debate vai ser feito em parceria com o legislativo. “Todos aqui tem consciência que o serviço é importante e que ajuda o comércio, mas vamos debater com calma para evitar que se repita os problemas que a outra empresa tinha. Tem que ser um serviço que ajude, que facilite a vida. Não podemos ter um rotativo em que o motorista quem sair caçando monitor. A gente deixava o carro e saia caçando os pokemons e quando não achava tinha que pagar uma multa. Isso não ajuda em nada”.

Na segunda

Curso de Manicure ofertado pelo Governo de Içara em parceria com o IFSC inicia na próxima segunda-feira. Em pouco mais de 30 dias serão 30 novos profissionais que vão poderão iniciar na atividade e começar a faturar. Segundo o secretário de Assistência Social, Duca Zatta, Içara também já trabalha para fechar a parceria com o Senac para trazer mais uma vez as carretas do órgão para a cidade. “Temos carência de mão de obra e precisamos preparar as pessoas”, adianta.

PSD com Lula

O PSD vai estar com Lula. Bem, é o que está deixando a entender Gilberto Kassab. Ele admitiu em entrevista ao Jornal Estado de São Paulo que a coligação entre Lula e o PSD pode ser fechada ainda no primeiro turno. Claro que é a posição de um dos dirigentes do partido, mas seja como for, ela já movimenta os bastidores.