Vereador de primeiro mandato, Cisquinho participa de série de entrevistas e destaca ações já realizadas no Legislativo

Içara

Eleito pela primeira vez para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Içara, Moacyr Francisco, o Cisquinho, é morador do bairro Barracão. Em entrevista ao Jornal Gazeta, o parlamentar destaca as ações já realizadas e aponta, entre as necessidades de sua comunidade, a construção de uma unidade de saúde, além da pavimentação de algumas ruas, ainda não revestidas em asfalto ou lajotas.

Jornal Gazeta: Nesse início de mandato o que já pode ser feito?

Moacyr Francisco: Sou vereador de primeiro mandato e, por isso, busco escutar e entender as demandas das comunidades. Estamos conversando com as pessoas e entidades, buscando essas informações, para assim buscar junto aos órgãos competentes resolver essas demandas.

Gazeta: Quais são as principais demandas que recebe na câmara ou nas comunidades?

Francisco: Todos nós estamos passando por um momento difícil, com isso a crise gerada pela pandemia tem feito com que, além das demandas na área da infraestrutura, tenha aumentado também as necessidades das áreas da saúde e assistência social.

Gazeta: Uma das principais funções do legislativo é fiscalizar as ações do executivo. Como você avalia o início do novo governo municipal?

Francisco: O papel principal do vereador é legislar e a facilidade que as pessoas têm de falar com o vereador tem feito com que tenhamos que desenvolver várias funções pela ligação e proximidade com as pessoas. A procura da população tem feito com que cada vez mais o vereador tenha que desenvolver outras funções.

Gazeta: Também é comum que os vereadores atuem na busca de recursos de emendas parlamentares junto aos deputados federais e estaduais ou senadores. O que já conquistou em relação a recursos para içara e de que forma pretende trabalhar para garantir a destinação de mais verbas ao município?

Francisco: Eu e o Jairinho, vereadores do PSD, já viabilizamos junto aos nossos deputados estadual e federal, Júlio Garcia e Ricardo Guidi, quase R$ 3,5 milhões, destinados a pavimentação, saúde e entidades do município. Estaremos, sempre que possível, em contato com eles para que possamos cada dia mais buscarmos recursos para nossa cidade”.

Gazeta: Além do que já pode ser feito na Câmara municipal, quais são seus projetos a médio e longo prazo no legislativo?

Francisco: O objetivo principal é aprovar leis que possam contribuir com a sociedade. É importante frisar que os vereadores só podem criar leis que não onerem financeiramente o Município. Estamos conversando com os içarenses para que possamos ver como podemos contribuir com o município. Tenho em mente vários projetos de lei, que possam a vir contribuir com o povo içarense, mas como sou vereador de primeiro mandato estou avaliando bem para que não faça as coisas sem fundamento. Gosto de analisar tudo aquilo que faço para depois não me arrepender. O objetivo principal é legislar sempre em defesa do bem comum e representar os içarenses e as comunidades.

Gazeta: A maior parte de suas indicações é referente a melhoria em vias públicas. Por que?

Francisco: Essa é a função do vereador, escutar as comunidades e atender seus pedidos. Através das visitas, recebemos as demandas e encaminhamos ao Poder Executivo e aos secretários municipais, visando resolver as demandas das comunidades.

Gazeta: Os vereadores trabalham por toda cidade, porém, é natural que conheçam melhor as demandas de sua comunidade. Quais as principais necessidades do seu bairro?

Francisco: Sou da comunidade do Barracão e uma das prioridades do bairro é a construção de uma unidade de saúde, mas como todo bairro temos também ruas a serem pavimentadas. Temos um problema que vem se arrastando há tempos, que é a drenagem em frente ao centro comunitário, mas já estou em conversação com o Poder Executivo para solucionar esses problemas. Inclusive as emendas conseguidas, parte delas, serão destinadas a solução dos problemas da comunidade.